Topo

Por que as pessoas eram enterradas de bruços na idade média?

Comente

Pesquisadores identificaram um comportamento que, aparentemente, não era considerado incomum durante a idade média. As pessoas enterravam os seus mortos de bruços. Mas as pessoas que estudam o período acabavam ficando em dúvida sobre quais seriam os verdadeiros motivos para este tipo de enterro. Atualmente, algumas hipóteses foram levantadas para explicar este tipo de comportamento. 

De acordo com as informações que foram obtidas a partir da análise e dos estudos de diversos aspectos da sociedade na qual os mortos eram encontrados, em um primeiro momento este tipo de enterro estava diretamente relacionado ao pedido do próprio falecido antes de morrer. Os pesquisadores acreditam que se tratava de uma espécie de sinal de humildade perante deus. 

Mas os antropólogos também encontraram alguns motivos para acreditar que os enterros desta forma tinham um motivo um tanto quanto supersticioso. Eles fizeram uma relação entre o aumento de sepultamentos encontrados desta forma com a crescente popularidade dos contos nachzehrers, uma espécie de vampiro do folclore alemão.

Veja também:

Os pesquisadores encontraram diversos relatos sobre esta criatura, afirmando que eles comiam os seus próprios corpos, incluindo suas mortalhas fúnebres. Quando fiam estes movimentos, geralmente emitiam sons de estalos que se tornavam característicos em relação a sua proximidade. 

Além disso, essas criaturas também estava associadas a doenças epidêmicas; sempre que um grupo morre da mesma doença, a pessoa que morre primeiro é rotulada como a causa da morte dos outros.

Uma outra possível explicação que acabou surgindo para tentar entender os motivos que faziam com que os enterros acontecessem desta forma pode ser a grande quantidade de doenças que acabaram se propagando durante o período de tempo entre os séculos 14 e 17. Com o aumento na quantidade de mortos nas regiões, as pessoas acabavam ficando ainda mais com medo, tanto de uma possível reanimação dos cadáveres quanto da disseminação de mais doenças. 

Por isso, muitas pessoas acabavam enterrando seus mortos de bruços, na expectativa de dificultar a sua vida caso, de fato, aquele corpo retornasse a vida. 
 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: