Topo

Pontualidade: a virtude dos entediados ou uma necessidade?

Os ingleses são muito pontuais. Então, fica a pergunta: eles exageram na pontualidade ou os brasileiros não levam os horários a sério? Veja mais aqui!
Publicidade
Comente

A rotina está mais apertada e corrida do que nunca. Temos que estudar, trabalhar, arrumar a casa, cuidar dos filhos, interagir com a família, ver televisão, ler notícias, mexer nas Redes Sociais e por aí vai… Não dá tempo de fazer tudo! Muitas vezes, quem é pouco beneficiado é o sono, pois as pessoas tentam fazer o máximo que podem antes de descansar.

No entanto, com tantos afazeres, nem sempre conseguimos cumprir os prazos e chegar em encontros na hora certa. A pontualidade é comprometida! No Brasil, isso é comum, tanto que há uma tolerância de 10 minutos.

Na Inglaterra, eles são superpontuais! Lá, cada minuto é um minuto de atraso, e mais um pouco de cara feia. Então, fica a pergunta: eles exageram na pontualidade ou os brasileiros não levam a sério?

Desmistificando a pontualidade

Pontualidade

Uma das frases mais memoráveis sobre a pontualidade é a que diz que ela é a virtude dos entediados. Ou seja, quem não tem nada o que fazer, sempre chega no horário. No entanto, talvez não seja bem assim.

Há também a frase de que tempo é dinheiro, portanto quanto mais você desperdiça-o atrasando compromissos, mais estará perdendo, figurativamente, oportunidades de lucrar. Além disso, quem espera por você, também poderia estar fazendo outras coisas e, teoricamente, ganhando mais dinheiro do que sentado, aceitando o seu atraso.

Pontualidade pode indicar de falta de interesse

É inevitável dizer que chegar na hora certa em um determinado local mostra o seu interesse e vontade por aquilo. Por exemplo, se te dissessem agora que você ganharia uma viagem de graça para as Bahamas caso chegasse pontualmente ao aeroporto, provavelmente você estaria nele, até mesmo, adiantado, não é mesmo?

Logo, é de se imaginar que se há uma reunião e você chegou atrasado, provavelmente não se esforçou tanto para chegar no horário. Isso mostra que aquilo não te motivou a ponto de fazer a ansiedade te adiantar.

Pontualidade mostra organização

Mesmo em uma rotina muito corrida, todos querem produtividade alta, não é mesmo? E isso só acontece quando a pessoa é bastante organizada e se atenta ao planejamento. Se você marcou uma reunião para o dia seguinte em determinado horário, está se comprometendo a reorganizar o seu dia para chegar na hora certa.

Quem chega atrasado, mostra que não é tão organizado assim. No trabalho, pode atrasar, também, nas entregas ou, ainda pior, perder vendas com clientes, etc. Uma pessoa desorganizada é tudo que uma empresa não quer, e perder horário é um ponto alarmante.

Conclusão

Os brasileiros têm um péssimo costume de não levar os horários a sério. Basta ver que quando é 12 minutos, arredondamos para 10 ou 15! Atrasar, então, é mais de meia hora e olhe lá. Talvez se pegássemos um pouco da cultura europeia neste sentido, poderíamos respeitar melhor os horários das consultas médicas, reuniões empresariais e aulas na escola e/ou faculdade.

A pontualidade é uma virtude dos entediados? Não! É organização, respeito e cumprimento de promessas. Aprenda a lidar com os horários e melhore seus resultados no cotidiano.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: