Topo

Pedido de liminar da Rede Globo proíbe Uol de cobrir BBB14

O que acontece de mais importante no Brasil e no mundo aqui no ClickGrátis! Censura: Rede Globo entra com pedido de liminar e proíbe Uol de cobrir BBB14
Publicidade
Comente

A internet é um ambiente dominado por grandes portais de conteúdo e a concorrência no setor tem sido cada dia maior. Sabendo que na web, um dos conteúdos que mais se destacam é o de entretenimento, especialmente aqueles relacionados à cobertura de atrações televisivas, como diferencial, muitos portais passaram a criar canais especialmente orientados ao objetivo de explorar essa vertente, entretanto, um episódio ocorrido recentemente, acabou colocando em xeque esse tipo de estratégia.

Através de um pedido de liminar, a Rede Globo, que a exemplo de outras emissoras detém o direito de formato e imagem de suas atrações, proibiu o portal de conteúdo Uol de fazer a cobertura de uma de suas principais atrações, o BBB14. A atitude da emissora, que é também proprietária do portal de conteúdo G1, dividiu opiniões entre o público de modo geral, na sequência você confere todos os detalhes dessa ação que promete dar muito o que falar ainda nos próximos dias.

Pedido de liminar da Rede Globo proíbe Uol de cobrir BBB14; #Censura

uol-proibida-de-cobrir-globo

As notícias que invadiram a internet e geraram grande discussão nessa semana, dão conta de que o Uol, que é o maior portal de conteúdo da internet na atualidade, teria sido proibido de promover a cobertura do BBB14, a informação, inclusive, foi confirmada pelo próprio Uol através de seu portal.

Publicidade

Segundo as informações, a decisão judicial procedeu através da Justiça do Rio de Janeiro, que acatou a solicitação de liminar movida pela rede Globo e pela Endemol, essa última, a detentora original do formato da atração, que é quem a concede à Globo por meio de contrato.

A liminar prevê que o Uol deixe de exibir em seu portal, bem como em qualquer outro site de propriedade do mesmo, qualquer tipo de material relacionado ao BBB. A matéria publicada no Uol informando sobre a liminar, diz que o portal deve se abster da “exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb  ou qualquer outro portal da empresa autora”. A multa diária prevista em caso de descumprimento da decisão, gira em torno de R$ 100.000,00.

Leia também:

Posicionamento do Uol sobre o assunto

Publicidade

A matéria publicada pelo Uol mostrando seu parecer sobre o assunto, leva o leitor a entender que o portal enxerga a situação como um caso inédito de censura no Brasil. A censura à cobertura do “BBB” pretendida pela Globo não tem precedente na história do UOL. Há 12 anos, o portal oferece uma cobertura independente do “Big Brother Brasil”, à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão”, diz um trecho da matéria publicada originalmente nessa terça-feira, dia 18.

O posicionamento do Uol na matéria, vai ainda além e assegura que o portal sempre cumpriu à risca as leis de direitos autorais, opondo-se totalmente à ação movida pela emissora de tv. A publicação diz ainda que: “Movido pela sua confiança na Justiça do Rio e acreditando no princípio inalienável de exercício da livre expressão e informação, o UOL tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão”.

Resta agora aguardar o desenrolar dos episódios para saber quem vai sair vencendo essa disputa que ainda deve gerar muito burburinho na mídia de modo geral e em especial na internet através das redes sociais.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: