Topo

MEC proíbe vestibular de 44 mil vagas em cursos de graduação por baixos desempenhos

O que acontece de mais importante no Brasil e no mundo aqui, no ClickGrátis! O MEC cancelou o vestibular para 44 mil vagas em 270 cursos de graduação...
Publicidade
Comente

O sistema educacional brasileiro é um dos mais precários do mundo, de modo que não é de se admirar quando surgem algumas notícias que poderiam ser dadas como catastróficas em outras regiões.

Apesar de o ranking do PISA acerca da educação brasileira ter mostrado uma melhoria considerável na média de conhecimento dos alunos, o fato é que em se tratando de educação de nível superior o panorama no País ainda preocupa, e a maior prova disso é que, exorbitantes 270 cursos que oferecem ao todo 44 mil vagas, não obtiveram conceito relevante na última avaliação do MEC, pelo que, tiveram seus vestibulares proibidos pelo órgão.

MEC proíbe vestibular de 44 mil vagas em cursos de graduação por baixos desempenhos

mec-proibe-vestibular-por-baixo-desempenho

Publicidade

O congelamento de 270 cursos de graduação que o MEC realizou nessa semana, são relacionados às mais diversas áreas de ensino, e abrange cursos como os de Direito, Administração e Ciências contábeis, dentre outros.

De acordo com as informações publicadas pela Folha de São Paulo, os cursos que tiveram seu congelamento decretado obtiveram conceito de nível 1 e 2 na Preliminar de curso, algo que em tese inviabiliza a competência dos mesmos.

A grande maioria dos cursos congelados pelo MEC, são ministrados em escolas particulares, sendo que apenas 7 deles são de Universidades públicas, espalhados por 5 instituições diferentes.

Publicidade

Embora o congelamento dos cursos tenha se dado de maneira efetiva já no momento, o fato é que alguns deles já poderão oferecer vestibular novamente no meio do próximo ano, estes correspondem à oferta de 24.828 vagas e são os que apesar do conceito baixo, apresentaram melhoras em relação a avaliações do período anterior, por outro lado, os cursos que oferecem outras 19.241, somente poderão voltar a oferecer vestibulares para 2015.

Todos as informações sobre os cursos afetados e os detalhes acerca dos mesmos, foram publicados no “Diário Oficial da União”, e estão disponíveis desde então aos interessados.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: