Topo

Exagerou no sal? Não se desespere e veja como salvar seu prato

Comente

Algo bastante comum tanto a iniciantes quanto àquelas pessoas que já possuem certa experiência na cozinha, é errar na medida do sal, entretanto, isso não deve ser motivo pra pânico, na maioria dos casos é totalmente possível recuperar o sabor e amenizar o excesso de sal nos alimentos sobre os quais recaiu o erro fazendo a utilização de alguns truques.

É importante que se diga que ao errar na quantidade de sal ninguém deve, por seja lá qual for o motivo, arriscar em ingerir o alimento salgado, pois, mesmo aqueles que possuem a pressão arterial dentro da normalidade, podem sofrer consequências gravíssimas decorrentes desse tipo de atitude. O sal prejudica a dilatação das paredes das artérias, o que pode levar no mínimo a uma sensação de mal estar durante pelo menos 2 horas.

Nutricionistas alertam que o consumo diário de sal deve ser de tão somente 5 gramas, e essa quantidade é reduzida para para 2 gramas quando se trata de indivíduos adolescentes, isso tendencialmente pode reduzir os riscos de contrair doenças cardíacas e AVC.

Visando auxiliar nossos leitores na missão de evitar a ingestão de alimentos salgados, traremos na sequência algumas dicas úteis àqueles que desejam salvar os pratos preparados com excesso de sal.

Exagerou no sal? Não se desespere e veja como salvar seu prato

dicas-para-salvar-pratos-com-excesso-de-sal

Dicas de como salvar seu prato

Salvando ensopados com muito sal

Se exagerar na quantidade de sal ao temperar um ensopado pode usar o truque das batatas, ele consiste em cortar duas batatas médias em pedaços grandes e deixá-las cozinhar junto ao ensopado, isso fará com que as batatas suguem o excesso de sal.

Em caso de não desejar usar a batata em ensopados ou caldos a dica é usar algumas gota do sumo do limão, isso ajudará a neutralizar o sal e deixará a comida temperada, outra dica é acrescentar uma colher de chá de açúcar e uma colher de vinagre no prato que estiver salgado, essa misturinha tende a deixar o prato no ponto.

Salvar outros pratos salgados

Um truque que era usado antigamente para retirar o excesso de sal dos alimentos era o de tampar a panela onde o alimento se encontrava e colocar um punhado de sal em circulo por cima da tampa, embora a técnica soe estranha, a tendência é que enquanto a panela se encontra sobre o fogo, o sal que está sobre a mesma tende a puxar o excesso do sal de seu interior.

Leia também:

Salvando feijão salgado

Para salvar o feijão salgado a dica é colocar no meio da panela metade de uma beterraba enquanto ele é cozinhado, quanto estiver no ponto, retire a beterraba e o feijão estará salvo, além do que, estará também mais nutritivo, ao passo que a beterraba ainda poderá ser utilizada para o preparo de uma deliciosa salada.

Outras dicas

Para salvar o espaguete salgado basta acrescentar mais água, por outro lado a salsa pode ser usada para retira o excesso de sal das pastas e de molhos. Para tirar o excesso de sal de alimentos já adquiridos prontos, como por exemplo presuntos, mortadelas e afins, o ideal é dar-lhes um pequeno banho com vinagre branco.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: