Topo

Energia solar: Entenda as diferenças dos sistemas On grid e Off grid.

Dúvida surge quando os consumidores começam a pesquisar sobre o sistema.
Publicidade
Comente

Os sistemas de geração de energia solar destinado a atender as necessidades residenciais e de pequenas empresas estão se tornando cada vez mais populares. Afinal de contas, com os preços da energia elétrica aumentando consideravelmente nos últimos anos no Brasil, com um sistema ainda muito dependente das chuvas, as pessoas estão correndo para buscar alternativas que permitam o acesso à energia mais limpa.

O sistema ainda exige que as pessoas tenham uma determinada quantidade de dinheiro que possa ser utilizada como um investimento, uma vez que a economia real que será gerada vai começar a ser notada quando as pessoas terminarem tiveram o valor de economia nas contas de energia acima de tudo o que ela gastou para instalação do seu sistema de energia solar. 

Energia solar: Entenda as diferenças dos sistemas On grid e Off grid.

O valor total da instalação deste tipo de sistema vai depender de uma série de fatores. Além daqueles que variam de acordo com a localidade e com a empresa, um dos pontos mais importantes é sua capacidade. Basicamente é a quantidade de painéis solares que são necessários para que os usuários consigam captar a anergia que vai abastecer a sua residência. 

Publicidade

Além disso, durante a etapa de planejamento e pesquisa, os consumidores vão se deparar com algumas decisões que precisam ser tomadas e que estão diretamente relacionadas as características do sistema. Uma delas é a escolha entre dois sistemas diferentes: On Grid e Off Grid. Entenda as principais diferenças entre essas duas instalações:

Entenda melhor o sistema On Grid de energia solar

Neste sistema, toda a instalação do sistema de energia solar é criada a partir de uma conexão com a rede pública de fornecimento de energia, aquelas que as pessoas costumam utilizar no dia a dia. Com isso, quando a unidade de energia solar consegue produzir mais energia do que a residência consome, ela acaba sendo devolvida para a rede pública. 

Com isso, essa energia pode acabar sendo redistribuída para outros usuários, e a pessoa que gerou a energia ganha o que é chamado de créditos de energia. Teoricamente, estes créditos podem ser utilizados em até cinco anos, mas isso vai depender das regras regionais e também daquelas que são adotadas pela empresa responsável pela geração e distribuição de energia local. 

Publicidade

Agora, caso o sistema de energia solar não consiga produzir toda a energia consumida, acontece o movimento contrário. Neste caso, as pessoas se utilizam da energia produzida pela rede pública para complementar. Neste caso, as pessoas pagarão apenas o valor da conta de luz correspondente, que acabará sendo muito menor. 

Para que aconteça um processo de harmonização do sistema, será necessário o uso de inversores interativos, que além de realizar a ação de harmonizar, ele também converte a energia gerada pelas placas solares em corrente contínua (CC), transformando-a em energia elétrica de corrente alternada (CA).

Saiba como funciona o sistema Off Grid de energia solar

Veja também:

Já o sistema Off Grid é caracterizado especialmente por funcionar de forma completamente independente do sistema de energia pública da região onde a pessoa mora. Sendo assim, este sistema acaba não estando ligado a energia elétrica da rua, e com isso as pessoas simplesmente deixam de pagar a conta de luz ou acabam mantendo uma instalação paralela, pagando apenas a taxa básica para que ela possa ser utilizada em caso de emergência. 

Mas, nestes casos, para que o sistema consiga funcionar de forma correta será preciso a utilização de um baco de baterias estacionárias. Essas baterias terão como principal objetivo armazenar todo o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Essa energia ficará armazenada e estará pronta para que ela possa ser utilizada sempre que o sistema não consiga dar conta. 

De acordo com os especialistas, este é um sistema que acaba sendo muito interessante para as pessoas que moram em locais mais remotos, como áreas rurais, pois seu uso não depende da rede pública de energia. E mesmo este sistema também vai acabar dependendo dos inversores elétricos, que terão como principal objetivo converter a corrente contínua gerada pelas placas solares e o armazena nas baterias em corrente alternada.

Qual sistema escolher?

Diante das principais características dos sistemas, o que acaba geralmente sendo utilizado como um fator decisivo para optar por um ou outro acaba sendo realmente o local onde a residência que vai receber a energia solar fica. Para os locais que estão inseridos em uma região urbana, que recebe energia elétrica de forma regular, acaba sendo mais interessante o sistema On Grid, que vai garantir que o usuário sempre tenha energia. 

Mas, caso as pessoas estejam em um ambiente mais isolado, pode acabar sendo mais interessante a utilização do sistema Off Grid, com um conjunto de baterias para armazenamento. A desvantagem é o fato de que este sistema costuma ser mais caro do que o anterior. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: