Topo

Eclipse solar raro é observado em todo o mundo

Comente

Eclipse solar híbrido é um fenômeno que acontece quando a lua fica alinhada com a terra e o sol, se colocando à frente dos dois ofuscando assim totalmente ou parcialmente sua luz, quando esse fenômeno ocorre de maneira a ser total e anular ao mesmo tempo, fica conhecido como um raro fenômeno da natureza.

Eclipse solar raro é observado em todo o mundo

Nesse ultimo domingo, dia 3 de novembro, pela manhã foi possível observar essa raridade em diversos pontos do globo inclusive de maneira completa em determinadas regiões, ou seja em alguns pontos do mundo foi possível ver a lua cobrindo totalmente o sol, ao passo que, em outras regiões o que pôde ser visto foi apenas um eclipse parcial em forma anular, algo que ocorre quando o reflexo da luz solar toma a forma de anel ao redor da lua.

Veja algumas imagens do raro eclipse solar

eclipse-paraiba-futura-1

Foto: Thiago Casoni / Futura Press

eclipse-solar-quenia-ap-1

Foto: AP

vcreportereclipsesolarflorania-rnvantuir-azevedo2

Foto: Vantuir Azevêdo / vc repórter

Este foi o último eclipse solar do ano de 2013 e foi visível em determinados lugares da África, Europa, Estados Unidos e ainda do Norte e Nordeste do Brasil. No Amapá e Rio Grande do Norte a lua cobriu o sol em apenas 30% de sua área, enquanto que em outros pontos no Nordeste o sol foi coberto apenas e 10 a 20%.

No leste da Flórida nos Estados Unidos e até em partes da África o eclipse aparentou ser total, já na América Central, partes da Europa e parte da América do Sul foi possível observá-lo em forma anular.

Horário em que ocorreu o Eclipse solar raro

No Brasil o eclipse solar híbrido aconteceu por volta de 9 a 10 horas horário de Brasília, e teve duração de cerca de 3 minutos em determinadas localidades do País.

No Norte do Quênia o fenômeno durou apenas 15 segundo, tempo suficiente para atrair os olhares de observadores que aguardavam a um bom tempo poder contemplar essa maravilha da natureza no parque Nacional de Sibiloi junto ao lago Turkana com seus equipamentos tecnológicos desenvolvidos especificamente para esse tipo de observação.

O ultimo eclipse Eclipse solar híbrido que foi possível observar aconteceu no ano de 2005 e calcula-se que o próximo só acontecerá em meados de 2023.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: