Topo

Conheça alguns segredos da União Soviética

Comente

Sempre que pensamos em União Soviética a maioria das pessoas irá lembrar de cabeças de czares rolando, um imenso estado socialista que se estende pela Eurásia entre os anos de 1922 até o ano de 1991. Dentre outros acontecimentos não podemos deixar de citar a Guerra Fria, uma consequência da parceria instável com os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, um quadro cultural que anima até hoje os filmes de espionagem.

Conheça alguns segredos da União Soviética

É fato comprovado que a União Soviética foi um estado incrivelmente fechado, com um grandioso controle de fluxo de informações, onde praticamente qualquer tipo de dado poderia ser considerado de grande importância tática, apesar de ser de se pensar em como Stálin teria lidado com a internet, e a era da informação se ela estivesse disponível na época.

O maior desastre nuclear que ocorreu foi em seu apogeu

Bem antes dos acontecimentos recentes como o de Fukushima, é bastante provável que a maioria das pessoas tivessem como referência o desastre nuclear da fantasma Chernobil, onde no ano de 1986 um reator com problemas técnicos liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente até hoje em uma grande extensão das terras.

Veja também:

Mesmo que não citem esta situação, ocorreu um desastre ainda maior em Kyshtym, em 1957. A história porém, foi camuflada pela famosa cortina de fumaça soviética. A cidade foi vítima de uma grande quantidade de situações que envolviam materiais nucleares. Foi implementado um sistema de resfriamento para resíduos nucleares que não podia ser consertado, quando começou a vazar, alguém teve a ideia de desligar o resfriamento, gerando uma explosão arremessando no ar 160 toneladas de concreto, uma cratera e uma grande nuvem radioativa por mais de 20 mil quilômetros quadrados. Mais de 270 mil pessoas foram afetadas pela radioatividade.

O programa lunar russo

Falando um pouco sobre o clima de competição, é fato que nenhum anúncio havia sido feito pela União Soviética relacionado a uma possível corrida espacial, ninguém sabia que a União Soviética tentava chegar com uma nave tripulada a lua. Se trata frequentemente da forma de agir soviética, manter toda a coisa escondida até que se tenha sucesso.

Foi negado pelo estado os programas lunares até o começo de 1990. Porém o programa realmente aconteceu, mas não pode ser colocado em prática pois os testes não funcionaram.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: