Topo

Conheça a teoria que explica como será o fim do universo

Comente

Algo que pode ser considerado como uma unanimidade entre cientistas e pesquisadores da área afirma é a ideia de que o universo, que um dia nasceu, vai um dia morrer. O que os cientistas ainda tentam buscar seriam os indícios que mostrariam como este universo vai chegar ao fim.

Existe uma grande quantidade de teorias que tentam imaginar como seria o final do universo ao qual fazemos parte. Dentre as mais comuns estão as do Grande Congelamento, a da Grande Ruptura, a do Grande Rebote e a do Grande Colapso. Mas, recentemente, uma teoria acabou ganhando mais espaço, especialmente em virtude da declaração dada por um dos mais respeitados físicos do mundo, Robbert Dijkgraaf, professor e diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, nos EUA.

Conheça a teoria que explica como será o fim do universo

Mas antes de saber como o universo vai terminar, é importante relembrar como ele começou. De acordo com os cientistas, a teoria mais comum sobre o começo do universo é o Big Bang, que teria acontecido há mais de 13 bilhões de anos. Desde o primeiro dia até os dias hoje, o universo ainda estaria em expansão, crescendo para todos os lados.

Veja também:

Mas pesquisadores também encontraram indícios de que existem energias nos espaços físicos do universo que fazem com que este crescimento esteja em ritmo de expansão em termos de velocidade. Ou seja, o universo estaria crescendo mais rápido.

O cientista acredita que, se estes cálculos estiverem corretos, um dia essa expansão atingirá velocidades imensas, que poderão ser maiores inclusive que a velocidade da luz. Então, as áreas mais distantes do cosmos passarão a se afastar tão depressa que nós nunca seremos capazes de vê-las. Já as regiões mais próximas continuarão se movendo até que as galáxias que são vizinhas da nossa desapareçam de vista e formem algo que o cientista chama de “universo de ilhas”.

Quando uma galáxia acaba sendo deixada para trás em uma situação como essa, elas acabam queimando toda a energia necessária para manter elas vivem, e eventualmente vão acabar se apagando. Isso deverá acontecer uma a uma. Quando as estrelas forem consumidas, restará apenas a força da gravidade, e isso vai fazer com que apareçam diversos buracos negros, que vão engolir toda a matéria disponível no universo. E assim que esse universo poderá simplesmente morrer. Triste, não?




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: