Topo

Como teria se originado o campo magnético da Terra?

Comente

Tudo que existe no Planeta Terra acaba tendo uma importância fundamental na vida que existe por aqui. Inclusive o campo magnético, que em um primeiro momento não interferiria na vida em si, mas em uma análise mais detalhada acaba tendo um papel fundamental, pois ele forma uma espécie de escudo da ação de ventos solares e de partículas cósmicas. 

Por isso, o campo magnético que existe ao redor do nosso planeta acaba formando uma estrutura que impede a ação perigosa da radiação vinda do espaço. Caso ela chegasse na vida terrestre, provavelmente nada existiria. 

Como teria se originado o campo magnético da Terra?

Essa é uma estrutura que, durante muito tempo, despertou curiosidade da comunidade cientifica, uma vez que ela nem sempre é detectada em outros planetas existentes. Mas hoje os cientistas já começam a entender um pouco melhor como ela é criada: a partir do movimento do ferro fluído que existe no núcleo do nosso planeta. Mas sua existência ainda era considerada como um mistério. 

Veja também:

Pois pesquisas mais recentes começaram a descobrir um pouco mais sobre este campo magnético. Na tentativa de compreender melhor a sua dinâmica e origem, uma equipe internacional de cientistas criou modelos que replicam as condições do centro da Terra e simulações. Os pesquisadores focaram a atenção na presença de elementos mais leves no núcleo de ferro para determinar se eles teriam alguma influência na formação do campo e descobriram que sim.

Tudo estaria relacionado a formação do planeta, quando os elementos mais densos acabaram se reunindo no núcleo. Pesquisadores sabem que o centro da Terra conta basicamente com ferro fluído. Mas também existem outros elementos que podem ser encontrados nesta parte do planeta, como enxofre, oxigênio, hidrogênio, carbono e silício — e este último parece ter um papel importante no efeito de geodínamo, nome dado para o movimento que gera o campo. 

Portanto, essa seria a origem do campo magnético do nosso planeta. Simulações foram feitas para entender melhor o que gera este movimento. Os pesquisadores afirmam que a mistura de todos os elementos presentes, mais o aquecimento, são responsáveis pelo geodínamo. Ou seja, uma combinação de fatores que deram origem a nossa proteção natural contra os perigos do espaço. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: