Topo

Como são seus vizinhos? Saiba o que fazer para evitar brigas

Muitos homicídios no Brasil acontecem por briga de vizinhos. Veja como lidar com as pessoas que moram ao seu lado e passe a ser mais tolerante com eles
Publicidade
Comente

As pessoas estão cada vez mais violentas e estressadas. Paciência zero! Não tem conversa. Partem para a briga e, na maioria dos casos, acontece o pior, terminando em tragédia.

Você sabia que o Brasil é o campeão mundial em homicídios?  E que os crimes acontecem por motivos banais? As pesquisas realizadas demonstram que 30% dos assassinatos e homicídios que ocorrem são por motivos banais.  Na maioria, o motivo é por excesso de barulho.

No final do mês passado, na grande São Paulo, aconteceu um crime que abalou a todos, e foi transmitido pelo noticiário na TV. Em um condomínio de alto padrão, um empresário cometeu suicídio após assassinar um casal (seus vizinhos) por motivo de barulho.

Publicidade

A intolerância das pessoas e o desrespeito pela vida estão cada vez maiores.

Que fatores causam essa intolerância? Qual o motivo de tanta violência? Como evitarmos que mortes tão banais aconteçam? O que o governo faz a respeito? Quais fatores levam um indivíduo a assassinar o outro e depois cometer suicídio?

Como o governo pode ajudar?

Como lidar com vizinhos

Publicidade

Por todos esses motivos de violência e índices alarmantes de homicídio no país é que o Conselho Nacional do Ministério Público e Estratégia Nacional de Segurança Pública lançaram a Campanha “Conte até dez”. Essa campanha visa à valorização da vida. Está veiculada na televisão, no rádio e nas redes sociais. São depoimentos de lutadores mundiais do UFC, como Anderson Silva, Junior Cigano e atletas de judô, como Sarah Menezes e Leandro Guilheiro. Jingles com tema de paz podem ser baixados pela internet. Você pode participar ouvindo e dando sua opinião.

A campanha tem como slogan “Conte até dez. A raiva passa e a vida fica”. A atitude é de paz.

Qual o motivo de tanta violência? Existe o fator genético da agressividade?

Não se tem uma resposta concreta dos cientistas, psiquiatras e neuropesquisadores sobre o papel da agressividade e da violência no comportamento do ser humano.

Sabe-se que um ambiente social violento e uma predisposição genética do indivíduo poderia propiciar um comportamento mais agressivo que os demais indivíduos. Essa predisposição genética seria representada por baixas concentrações de uma substância chamada serotonina, encontrada na região no cérebro. Nada é certo e definido. Não se tem um resultado concreto a respeito.

Outros pesquisadores entendem que a falta de novas oportunidades de empregos para jovens, a má educação, a miséria, a fome, e outros problemas sociais seriam fatores que propiciariam a violência e a agressividade entre as pessoas.

Em contrapartida, como podemos explicar o caso acima em que um empresário, bem sucedido, educado, teria cometido tal atitude!

A mente humana ainda é um mistério a ser desvendado pelos pesquisadores. Ainda não temos a resposta. O que fazer para amenizarmos essa situação? Como devemos agir?

Como devemos agir?

Devemos agir sempre com cautela e com moderação. Vamos refletir! A nossa mente precisa de dez segundos. Vamos mudar nosso comportamento agindo de forma civilizada e educada.

A vida precisa ser valorizada e respeitada. Cada indivíduo deve fazer a sua parte. O mundo precisa de paz. Precisamos de um mundo melhor, com melhores condições sociais, com moradia para todos, sem fome, sem miséria, com emprego e oportunidades para todos. Fora a desigualdade! Chega de violência!

Respeite o seu vizinho, seja mais tolerante!


Comentários (1) Postar um Comentário

Josue Araujo comentou:

O vizinho besta viu.


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: