Topo

Coisas bizarras que podem acontecer perto do fim do universo

Cientistas já fizeram algumas projeções do que pode acontecer antes do fim de tudo.
Comente

Ninguém sabe, ao certo, como o mundo vai acabar. Previsões sobre o final do mundo existem desde o começo da humanidade, sendo que nossos ancestrais, inclusive, já demonstravam algum tipo de preocupação com o fato. As religiões, de uma forma geral, definem que o final do mundo é um episódio que, de fato, deve acontecer. Para muitos cientistas, o universo também tende a ter um final, mesmo que seja daqui há bilhões de anos.

E muitos dos pesquisadores se dedicaram, nos últimos anos, a tentar entender o que poderia, de fato, acontecer quando o universo estivesse para dar os seus últimos suspiros. Confira algumas projeções feitas pelos pesquisadores nessa área:

Coisas bizarras que podem acontecer perto do fim do universo

Sol Invisível

Algo que muitos cientistas acreditam é que o sol, em um determinado momento do universo, deve mesmo chegar ao final. E para entender o que pode acontecer com o nosso sol os pesquisadores olham para as demais estrelas que podem ser encontradas no universo. Um tipo de estrela encontrada é chamado de anãs brancas, que são remanescentes de estrelas que já morreram e que são compostas por matéria em degeneração. E isso é o que pode acontecer com o nosso sol.

Estrelas estranhas

Publicidade

Depois do surgimento das estrelas anãs brancas, a tendência é que elas se tornem anãs negras, tão frias que podem acabar se tornando invisíveis no universo. Quando isso começar a acontecer, provavelmente não existirão mais formações de estrelas no universo. Em vez disso, o espaço será um local repleto de remanescentes — e essas sobras de matéria poderão se desenvolver em estrelas bizarras bem diferentes das que se têm notícia atualmente.

Existe ainda a possibilidade do surgimento das chamadas estrelas de ferro, mas isso deve acontecer somente quando os núcleos mais leves da matéria que compõe as estrelas sofrerem fusão devido ao tunelamento quântico — um fenômeno no qual uma partícula viola os princípios da mecânica clássica —, transformando-se em núcleos de uma forma estável do ferro, o ferro-56.

Muitos buracos negros

Quando o universo chegar perto do final da sua vida, os prótons devem começar a se desintegrar, algo que ainda não pode ser visto pelos cientistas dos dias de hoje. E isso poderá acabar provocando o surgimento de uma grande quantidade de buracos negros para todos os lados.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: