Topo

7 passos para organizar uma cerimônia de cremação

Opção deve sempre ser deixada muito bem clara a estabelecida por quem a deseja.
Publicidade
Comente

A cremação de corpos mortos está muito longe de ser considerado como uma novidade quando olhamos historicamente para a humanidade. De fato, durante muitos anos a cremação era considerada como a única forma possível de lidar com os corpos das pessoas que deixavam de estar vivas. Mas, nas culturas que acabaram dominando o mundo em que vivemos, acabou se consolidando a manutenção dos corpos dos mortos dentro de estruturas que eram enterradas ou colocadas em lápides verticais. 

Mas, nas últimas décadas, a cremação voltou a se tornar algo muito procurado pelos vivos no momento de se despedir dos seus entes queridos falecidos. A cremação traz uma série de vantagens, sendo que uma das principais é o fato de os vivos não terem que se preocupar com a manutenção do espaço físico que geralmente é alugado para manter os corpos mortos e que geralmente depende de uma manutenção. 

Como essa é uma questão que ainda é muito polêmica e que envolve especialmente as crenças religiosas de cada pessoa, especialmente a dos vivos, que são aqueles que de fato decidem o que deve ser feito com o corpo do morto, é sempre importante tentar planejar com uma certa antecedência tudo o que será feito. 

Confira 7 passos importantes para organizar uma cerimônia de cremação:

7 passos para organizar uma cerimônia de cremação

Declaração em vida

Publicidade

Antes de mais nada, caso a pessoa esteja pensando em garantir que o seu corpo seja cremado no momento da sua morte, ela vai precisar deixar isso bem claro para os seus familiares mais próximos, que vão acabar decidindo o que fazer. Vale ressaltar que essa é uma informação que pode estar até mesmo em um testamento, mas não existe nenhuma lei no Brasil que obrigue os familiares mais próximos a cremar o corpo. Por isso, trata-se de uma conversa e uma negociação que deve ser feita ainda em vida. 

Escolha o crematório

Caso a pessoa esteja decidindo a cerimônia de cremação de cremação de uma pessoa que não deixou nenhuma indicação e também nada em relação a pagamentos e contratações feitas em vida, será preciso buscar um crematório que seja sério e confiável. É fundamental verificar se o local conta com os devidos registros em dia, como os da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos demais órgãos competentes. Também é recomendado fazer uma busca online para saber os comentários dos clientes e a percepção geral das pessoas em relação aos serviços prestados. 

Escolha o caixão

Atualmente os procedimentos de enterro e cremação são guiados por uma série de regras que precisam ser obedecidas pela empresa. E uma delas é a de que o corpo não pode ser cremado sem antes passar por uma cerimonia de velório. Por isso, as pessoas não escapam de terem que comprar um caixão, sendo que este também acaba sendo cremado no momento em que o corpo passa pelo processo. Mas, neste caso, é recomendado a escolha de um caixão mais simples e sem materiais adicionais a madeira que geralmente acaba sendo utilizada na construção dos caixões de uma forma geral. 

Cuidado com o velório e as homenagens

Publicidade

Mesmo que as pessoas escolham pela cremação, o velório deve acontecer até mesmo como uma exigência legal em termos de tempo que o corpo deve ficar em observação antes de ser encaminhado para o seu destino final. A cerimonia neste caso é muito parecida com a do enterro, sendo que cabe aos parentes escolherem a forma como as homenagens serão feitas e também os rituais religiosos que serão conduzidos. 

Fique de olho no prazo legal para liberação do corpo

Quando as pessoas contratam uma empresa para fazer a cremação de um corpo elas acabam sendo informadas sempre de todos os trâmites legais que devem ser seguidos. E um dos mais importantes é justamente o tempo legal que deve ser aguardado para liberação do corpo. Logo após o velório, o caixão é fechado e o corpo é enviado a uma câmara fria, onde deverá permanecer por, no mínimo, 24 horas. Esse prazo é definido por lei e está relacionado a impossibilidade de exumação do corpo para análises ou investigações posteriores. Caso a morte tenha sido resultado de uma ação violenta ou seja motivo de investigação policial, o prazo pode ser maior. 

Entenda como é a cremação

Veja também:

O momento em que o corpo e o caixão são levado para dentro da câmara de cremação não pode ser acompanhado por ninguém mais do que os funcionários da empresa. Neste momento, eles retiram todos os metais do caixão, bem como do falecido, além de separarem as joias e outros pertences que devem ser encaminhados para a família. O processo pode demorar entre 1 e 3 horas. 

Retire as cinzas

Cada empresa informa o tempo que os parentes deverão aguardar para retirar as cinzas do falecido, sendo que em alguns casos as cinzas também poderão ser enviadas. Neste momento os parentes podem decidir por manter as cinzas em uma urna ou espalhar em algum local aberto. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: