Topo

Curitiba é pioneira na produção de ônibus híbrido no Brasil

Publicidade
Comente

Com a constante busca por soluções sustentáveis a fim de proteger o meio ambiente, a tendência é que novas alternativas para hábitos e atividades do cotidiano sejam sistematicamente substituídas por novas tecnologias de menor teor degradável. Foi seguindo essa linha de raciocínio que, em Junho de 2012, em evento titulado de Rio+20, ocorreu a apresentação do projeto de ônibus híbrido. Pensado sob a ótica da sustentabilidade, o município de Curitiba, capital do Paraná foi pioneira na produção desse tipo de veículo e também uma das primeiras a adotar esse inovador modelo em sua frota de transporte coletivo.

Especificações e benefícios ao meio ambiente

onibus-hibrido-curitiba

O ônibus híbrido é um veículo que, ao invés de um motor tradicional, é movido por dois motores, sendo um elétrico (carregado por energia) e outro abastecido por biodiesel, que é acionado sempre que o veículo ultrapassa a velocidade de 20Km/h. Esse novo modelo de ônibus reduz em 35% a emissão de poluentes do tipo CO2 (Gás carbônico) e tem o mesmo percentual de economia, além de reduzir a emissão de fumaça em 89% e em 80% a emissão de óxido nitroso.

A frota inicial em curitiba

A inclusão dos veículos foi implementada ainda por volta de Setembro de 2012 na capital Paranaense e, atualmente, existem cerca de 30 ônibus híbridos em funcionamento nas linhas de transporte coletivo. Os ônibus estão sendo utilizados em rotas que exigem grande volume de paragens, uma vez que o motor elétrico é carregado sempre durante o processo de frenagem, sendo utilizado durante o arranque do veículo, tornando esse processo muito mais silencioso que um veículo de motores tradicionais, o que tem agradado tanto motoristas, quanto passageiros, que têm lançado mão do transporte diariamente.

Considerações finais

Diante os benefícios oferecidos por essa nova tendência em veículos de transporte coletivo, as autoridades de outros estados, como por exemplo, Rio de Janeiro, vêm se mobilizando, a fim de alocar recursos para financiar novas fábricas, uma vez que a demanda tende a aumentar consideravelmente, sobretudo, por ser um veículo econômico, sustentável e que poderá chegar ao cliente final com valor competitivo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: