Topo

Times asiáticos buscam a fama fora da Ásia

Apesar de não serem times de grande expressão fora do continente, os asiáticos têm crescido nos últimos anos. Confira alguns times famosos fora da Ásia!
Publicidade
Comente

Apesar de não serem times de grande expressão fora do continente, os asiáticos têm crescido nos últimos anos.

Os times asiáticos deixaram de ser bobos há muito tempo e começaram a garantir o seu lugar ao sol, digamos assim. Antes amador (no Brasil chamamos de várzea ou pelada), o futebol do continente oriental tem se profissionalizado nos últimos anos e tem sido bem disputado.

Exemplo desse crescimento asiático é a disputa da Liga dos Campeões da Ásia ou Liga dos Campeões da AFC. Nesse campeonato há times do continente do sol nascente, além do Oriente Médio e Oceania (Austrália).

História dos clubes asiáticos

Vamos pincelar a história de alguns times asiáticos, que são famosos dentro do território e são lembrados no ocidente.

Kashima Antlers

Começamos pelo Kashima Antlers. O tradicional clube foi fundado em 1947 e disputava a Futebol do Japão (JSL), com o nome Sumitomo Metals. O seu estádio é o Estádio Kashima, que cabe nada menos que 40 mil pessoas.

Em 1991, passou a ter o nome conhecido no Japão e nesse mesmo ano trouxe um reforço de peso. Trata-se de Zico, o Galinho de Quintino, que foi um dos responsáveis em profissionalizar o futebol no país e também no continente.

Em 92, o Kashima formou um time de respeito, que contava com Milton Cruz (ex-São Paulo) e o volante Carlos Alberto Santos. Mas a diretoria montou uma equipe que tinha jogadores renomados fora do país e jovens japoneses.

O Antlers conquistou a J-League 7 vezes, em 1996, 1998, 2000, 2001 e no triênio 2007-08-09. Além de ser campeão da Copa da Liga Japonesa em 5 oportunidades (1997, 2000, 2002, 2011 e 2012), Copa dos Campeões A3 Mazda, em 2003 e a Copa Suruga em 2012.

Kashima Antlers Zico

Gamba Osaka

Outro time japonês que merece respeito no continente asiático é o Gamba Osaka, que em 1980 foi fundado com o nome de Matsushita Eletric Industrial e, 12 anos depois, passou a ter o atual nome, quando a liga de Futebol do Japão (JSL) foi extinta e o clube passou a fazer parte da J-League.

O Gamba Osaka sedia os seus jogos no Osaka Expo ’70 e conta com capacidade para 21 mil torcedores, e o grande rival é o Cerezo Osaka. Apesar de ser um clube tradicional, o Gamba possui apenas um título da J-League, conquistado em 2005, além de ter levantado a taça da Liga dos Campeões da Ásia, 3 anos depois.

Nesse mesmo ano, depois de vencer o Adelaide United, da Austrália, pelo placar de 1 a 0, o Gamba disputou a semifinal do Mundial da Fifa, mas tinha o poderoso Manchester United, da Inglaterra, pela frente. O Osaka foi derrotado por 5 a 3, mas não desanimou e se recuperou ao vencer o Pachuca, do México, por 1 a 0, e terminou a competição na terceira colocação.

Jubilo Iwata

Para finalizar os times japoneses, cito o Jubilo Iwata do Japão, clube fundado em 1970, mas era um time amador e sem ter nenhuma noção de futebol profissional. Manda os seus jogos no Yamaha Stadium, que tem capacidade para um pouco mais de 15 mil pessoas e fica na cidade de Yamaha.

O Jubilo disputa a Liga Japonesa e conquistou 5 títulos da J-League. No biênio 1987-88, o time tinha o nome de Yamaha, já nas taças levantadas em 1997, 1999 e 2002, continha o atual nome.

É bicampeão da Liga Regional de promoção da J-League (77 e 78, como time de Yamaha), além de ser campeão da Supercopa Asiática em 99 e levantou a única taça internacional, em 2011, quando venceu o Independiente da Argentina por 4 a 2 nos pênaltis (no tempo normal foi empate em 2 a 2) e sagrou-se o vitorioso da Copa Suruga.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: