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Você é viciado em açúcar? Veja dicas práticas para se livrar do problema

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Se você é do tipo de pessoa que só bebe um suco ou café bem docinho, está sempre em busca de algo doce, e não consegue ficar sem comer mais que uma fatia de bolo, saiba que você pode ter se tornado uma espécie de dependente do açúcar.

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E para ajudar quem deseja evitar o problema, apresentamos a seguir algumas dicas práticas aplicáveis ao dia a dia. Veja!

Você é viciado em açúcar? Veja dicas para se livrar do problema

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Saiba exatamente qual é a sua relação para com o doce

Existem algumas maneira de descobrir se seu corpo realmente é dependente de doce. Pense bem e responda pra si mesmo: já saiu de casa a noite apenas para compra um chocolate? Se for do tipo de pessoa que não consegue dormir sem comer alguma coisa açucarada, você é dependente de açúcar.

Outro fator a se pensar é se você esconde doces para não oferecer a alguém ou se esconde as embalagens de doces para não ser repreendido por alguém, se a resposta for positiva, você está na zona de perigo.

Tenha consciência do quão prejudicial o açúcar em excesso pode ser

O açúcar é responsável por elevar os níveis de hormônios que proporcionam a sensação de bem-estar, tais como a serotonina e dopamina. Por essa razão, portanto, é natural que as pessoas sempre queiram um pouco mais de doce.

O problema, porém, é que a sensação de bem-estar que o doce proporciona é temporária, pelo que, a médio/longo prazo tendem a surgir as consequências, que incluem dentre outros males, as doenças cardiovasculares e a obesidade.

Inicie uma desintoxicação alimentar

Em casos de baixa dependência do açúcar, os nutricionistas ensinam a reduzir ou eliminar o consumo substituindo o doce por uma dieta à base de outros alimentos.

Apesar disso, porém, se a dependência do doce é para suprir algum tipo de necessidade emocional, o mais recomendável é uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra.

Aprenda a lidar com a abstinência

Pessoas dependentes de açúcar precisam da substância para observar uma melhora no humor, pelo que, quando têm o acesso ao doce negado elas podem passar por uma crise de abstinência.

Há relatos de pessoas que passaram por crise de abstinência e apresentaram sintomas como falta de concentração, tremor, diarreia, e fraqueza, por exemplo.

Felizmente, contudo, é possível suprir a dependência do doce liberando a serotonina de outras formas, tais como através de exercícios físicos, uma vida sexual mais ativa, a leitura de um livro, ou até mesmo uma viagem de férias.

Consuma outros alimentos que dão prazer

Existem vários alimentos capazes de estimular a produção da serotonina, acetilcolina, noradrenalina e dopamina, que são os elementos capazes de proporcionar a sensação de bem estar. Os alimentos recomendados incluem aveia, pimenta, folhas escuras, vegetais, amêndoas, castanha e nozes, dentre outros.

Cultive os relacionamentos

As pessoas só são felizes o tempo todo em contos de fadas e redes sociais, mas, na vida real há sempre do que se queixar, e se entregar aos prazeres dos doces está longe de ser o melhor remédio para os problemas.

Em dias de tristeza o melhor a se fazer é ficar perto de amigos e pessoas agradáveis com as quais possa conversar. Uma boa maneira de fazer novos amigos é matricular-se em um novo curso.

Invista em atividade física

As substâncias como serotonina e dopamina, conforme já mencionado, são responsáveis pela sensação de bem estar, sendo elas liberadas tanto durante a ingestão de doces quanto durante a prática de atividades físicas. Nesse caso, o segundo meio é o mais recomendável para quem precisa obtê-las.


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