Topo

Dicas de saúde: OMS mostra benefícios e recomenda reduzir consumo diário de açucar

Comente

Uma das maiores preocupações que se deve ter em relação à saúde, é com aquilo que diz respeito à alimentação, isso porque tudo que é ingerido, reflete-se positiva ou negativamente nela. Sabendo disso, os órgãos de saúde ao redor do mundo sempre procuram mobilizar-se no sentido de transmitir informações que sejam capazes de contribuir com a prevenção de doenças.

Seguindo essa tendência, a OMS que é a Organização mundial de saúde, divulgou recentemente alguns cuidados recomendáveis no que diz respeito à ingestão de açúcar, na sequência você confere em detalhes todas as informações relativas ao assunto.

Dicas de saúde: OMS mostra benefícios e recomenda reduzir consumo diário de açucar

oms-reduz-quantidade-acucar-recomendado

A Organização Mundial de Saúde, OMS, até então orientava que as pessoas consumissem cerca de 10% de açúcar sobre o valor total de energia, um novo documento emitido, porém, mostra benefícios ainda maiores ao consumir menos da metade indicada, ou seja, cerca de 5% que equivale a aproximadamente 25 gramas de açúcar ou seis colheres de chá de açúcar, diariamente.

Dicas de saúde da OMS

A sugestão de redução da ingestão diária de açúcar imposta pela OMS, caminha no sentido de proteger a população de riscos relacionados à saúde, a tendência é que com o menor consumo seja possível melhorar os índices de prevenção contra a cárie bucal e a obesidade, por exemplo.

Segundo especialistas, muitas pessoas não percebem a quantidade de açúcar ingerido pelo fato de boa parte dele estar escondido em algum tipo de alimento processado, assim sendo, os limites teoricamente aplicam-se também a produtos com glucose e frutose, açúcar de mesa, mel xaropes, sucos de fruta e concentrados.

Leia também:

Veja a quantidade de açúcar que você consome diariamente sem perceber

  • Uma colher de sopa de achocolatado é equivalente a exatamente uma colher de sopa de açúcar
  • Duas balas de caramelo contém duas colheres de sopa de açúcar
  • Uma barra de cereal contém meia colher de sopa de açúcar
  • Uma taça de gelatina contém uma colher de sobremesa de açúcar
  • 1 latinha de refrigerante contém 2 colheres de sopa de açúcar

Consultas públicas estão abertas

O esboço com a nova proposta da OMS está em aberto para consultas públicas até o final do mês de março, nesse período, qualquer indivíduo comum ou especialista pode emitir um parecer à agência através de comentários relacionados à nova proposta.

A última vez que a OMS lançou uma proposta como essa sobre o consumo de açúcar foi no ano de 2002.

Assim que a nova recomendação estiver pronta, ela poderá ser útil a novos programas e políticas de saúde, que poderão ter nela uma base referencial para a avaliação do consumo de açúcar. Vale ressaltar porém, que a recomendação de 10% sobre o valor total de energia deverá ser mantido, pelo que, o novo documento provavelmente servirá apenas para apresentar os benefícios de uma redução maior.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: