Topo

Tudo sobre Diabetes: cuidados, dicas e sintomas da doença

Comente

Em se tratando de saúde, algo frequentemente observado é o fato de algumas doenças acabarem desencadeando complicações também em outras áreas, tornando até mesmo inviável o tratamento em determinados casos, dependendo do estágio e força vital do paciente.

Um dos casos mais recorrentes nesse sentido é o da diabetes, que pode acabar ocasionando doenças relacionadas à visão, na sequência você poderá entender um pouco mais sobre essa doença tão temida.

Tudo sobre Diabetes: cuidados, dicas e sintomas da doença

tudo-sobre-diabetes

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, somente na capital paulista, 80% dos tratamentos realizados para doença da retina são causados pelo diabetes não tratado.

A retina é o tecido presente no olhos, ele é responsável pela formação de imagens e objetos visualizados e, no caso de diabetes mal tratados, pode acabar sofrendo alterações que, inclusive, podem levar um individuo à cegueira temporária ou permanente. Quando o diabetes está descontrolado, é possível que se forme um inchaço na retina. Essa é uma doença silenciosa a tal ponto que o paciente portador de diabetes não sente nenhum tipo de dor e começa a perceber que tem algo errado apenas quando começa a sentir dificuldade ao enxergar.

Assim como outras doenças degenerativas da visão como o glaucoma, a retinopatia é uma das principais causa de cegueiras no mundo. De acordo com os especialista no caso, mesmo após o paciente fazer cirurgia e tratamento contra a doença ela pode acabar voltando e de maneira ainda mais agressiva, caso o paciente com diabetes não controle sua taxa de glicemia e adote um estilo de vida com hábitos saudáveis. O inchaço da retina as vezes pode ser curado apenas com um controle rigoroso da dieta combinado com um tratamento à base de injeções intraoculares.

Algo muito importante é que o diabético mantenha a sua medicação em dia, além, é claro, de ter uma rotina diária de exercícios físicos e horário de alimentação regulado. Pacientes com diabetes devem eliminar de suas dietas os excesso de doces refrigerantes, frituras e gorduras de origem animal, além de cigarro e bebidas alcoólicas. O paciente com diabetes deve também diminuir a quantidade de sal ingerido, em linhas gerais, o ideal é consumir apenas alimentos diet.

O diagnostico para retinopatia pode ser detectado com um exame oftalmológico de fundo de olho, conhecido como mapeamento da retina, além desse mapeamento o paciente pode ser submetido a  tomografia de coerência ótica, e/ou ao exame angiofluoresceinografia da retina.

Leia também:

Tratamento para a retinopatia em diabéticos

O tratamento da doença é realizado através de injeções intraoculares com medicamentos tais como anti-inflamatórios, e agentes anti-VEGF, além de aplicações de laser e, nos casos mais graves, cirurgias.

Controle da Retinoplastia em diabéticos

Para ter um certo tipo de controle sobre a doença o ideal é que o exame de fundo do olho seja realizado assim que o paciente recebe o diagnostico de diabetes e que este adote uma rotina anual de visitar um oftalmologista, além, é claro, de manter controlado o nível de glicemias para evitar outros tipos de doenças.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: