Topo

Transtornos mentais: Conheça mitos e verdades sobre a doença

Conheça alguns mitos e verdades sobre transtornos mentais...
Publicidade
Comente

Com o tempo cada vez mais escasso e o enorme leque de opções para o entretenimento disponíveis na atualidade, por vezes é difícil manter-se bem informado acerca de alguns assuntos importantes, como por exemplo, aqueles que dizem respeito à saúde.

Um outro fator que por vezes contribui para que as informações relevantes e verídicas não sejam passadas à frente, é o fato de que, a maioria dos brasileiros, por tendência, é tradicional, ou seja, tende a transmitir informações infundadas de geração pra geração sem sequer buscar saber a fundo o contexto de cada uma, o que por consequência acaba criando mitos acerca dos mais diversos assuntos, inclusive sobre transtornos mentais, que é sobre o que trataremos nesse artigo.

Transtornos mentais: Conheça mitos e verdades sobre a doença

trantornos-mentais

Transtorno mental é o mesmo que loucura – Mito

Publicidade

Esse é um dos mitos mais comuns e que assim como todos, é infundado. De acordo com a psiquiatria, os transtornos mentais nada mais são que patologias clínicas que devem ser tratadas como quaisquer outras, portanto, em hipótese alguma deve-se atribuir essa condição à loucura.

Só tem transtorno mental quem é fraco – Mito

Esse é outro mito absurdo em se tratando de transtorno mental, ninguém passa a sofrer desse mal por ser uma pessoa fraca, muito menos por possuir falha de caráter, mas sim por uma série de fatores que vão desde os genéticos até aos que dizem respeito à influências ambientais durante a infância, portanto, dizer que só quem é fraco possui transtorno mental não passa de preconceito barato.

Pessoas bipolares não possuem vida normal – Mito

Esse é outro mito pregado ao longo dos anos, apesar de a pessoa bipolar sofrer em determinados momentos com os problemas inerentes ao caso, o fato é que com o auxílio profissional adequado, e até mesmo tratamento à base de medicamentos específicos, o paciente bipolar pode sim possuir uma vida normal, e não há fundamento algum em dizer o contrário.

Depressão pode ser determinada pela genética – Verdade parcial

Publicidade

Apesar de não ser exclusivamente a chave para o desencadeamento de uma depressão, o fator genética, pode sim exercer influência, de acordo com estudiosos, quem possui um parentesco de primeiro grau com alguém depressivo, podem possuir até três vezes mais chances de desenvolver o problema também, entretanto, para isso seriam necessários também fatores como, má estrutura familiar, má experiência na fase infantil, dentre outros.

Depressão e ansiedade podem impedir de trabalhar – verdade

Essa é de fato uma verdade, quem possui algum transtorno como a depressão ou a ansiedade, pode encontrar dificuldade para se inserir em um ambiente de trabalho, dadas as constantes mudanças de humor e comportamento, de acordo com alguns estudos recentes, o segundo maior responsável por invalidez no trabalho em todo o mundo já é a depressão.

Só precisa de psiquiatra quem possui um quadro grave – Mito

Esse é um mito que equivale ao primeiro mencionado nesse artigo, um quadro de transtorno mental como já mencionado nada mais é que uma doença adquirida ao longo do tempo, logo, ir ao médico especializado é o mínimo que o paciente deve fazer, e o responsável por tratar assuntos relacionados a essa vertente é o psiquiatra, assim sendo, será ele o responsável por diagnosticar, tratar e determinar a gravidade do caso, pelo que, antes disso, nada pode evidenciar que o quadro é grave.

A depressão é o mesmo que tristeza – Mito

Comparar tristeza e depressão, é algo totalmente ignorante e sem fundamento, tristeza é algo comum ao ser humano, e é despertada em momentos específicos, como quando ocorre uma perda, por exemplo, por outro lado, a depressão é algo mais abrangente, podendo alterar inúmeras funções vitais como alimentação, sono, e outros, além é claro de causar medo excessivo acerca de coisas extremamente inevitáveis, como a morte de ente querido ou a própria, por exemplo.

Leia também:

Abuso de drogas e álcool pode causar transtornos – Verdade

Essa é uma verdade absoluta, tanto a droga, quanto as bebidas alcoólicas, possuem o poder de fazer alterações no sistema nervoso central, e isso a médio/longo prazo pode trazer prejuízos diversos à saúde mental, inclusive causando dependência pelas substâncias.

Medicamentos psiquiátricos viciam – Mito

Esse é um mito bastante recorrente e que pode até ter tido uma ponta de verdade tempos atrás, entretanto, ao longo dos anos novos medicamentos foram desenvolvidos visando o melhor tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos, o resultado é que hoje já se tem à disposição uma série de medicamentos capazes de proporcionar benefícios sem que haja grandes efeitos colaterais.

Síndrome do pânico aprisiona pessoas em casa – Mito parcial

Esse é outro mito popular, a síndrome do pânico deixa o paciente com medo de ter medo, e é isso dependendo o estágio até pode fazê-lo evitar sair de casa em determinadas situações, entretanto, não é capaz de prendê-lo sempre em casa como muitos acreditam.

Ansiedade pode ser também um transtorno mental – Verdade

A ansiedade é algo inerente ao ser humano desde muito tempo, entretanto, quando ela se dá de maneira excessiva, pode estar associada a algum tipo de transtorno, pelo que, recomenda-se imediatamente uma consulta a especialista para que possa diagnosticar a gravidade do problema e proceder com o tratamento adequado.

Pânico e medo são a mesma coisa – Mito

Esse é outro grande mito, ter medo é algo inerente ao ser humano, enquanto que, o pânico se trata de algo mais intenso e fruto de um transtorno mental. Quem possui pânico pode em um estágio mais elevado, desenvolver inúmeras fobias e necessitar de tratamento específico para controle de tal transtorno.

Pessimismo é sinal de transtornos mentais – Verdade parcial

Não existe exatamente uma regra dizendo que por si só um indivíduo pessimista possui algum transtorno, entretanto, esse pode ser sim um dos muitos sinais apresentados, pelo que, se faz necessária  consulta a um psiquiatra para que o diagnóstico e o tratamento seja procedido.

Mania e TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo) é a mesma coisa – mito parcial

Nem toda mania pode ser caracterizada como TOC, o Trastorno Obsessivo-compulsivo é na verdade algo caracterizado por obsessões que surgem espontaneamente na mente dos indivíduos e acabam causando ansiedades, sofrimento e até mesmo dúvidas, que em alguns casos alteram o padrão de vida do indivíduo.

Mau humor e ansiedade pode denotar transtorno mental – Verdade parcial

Uma pessoa mau humorada e ainda dotada de grande ansiedade, pode ser sim diagnosticada com transtorno mental, entretanto, somente esses sintomas não são suficientes para caracterizar a doença, pelo que, somente um diagnóstico mais bem apurado, será capaz de determinar a existência do problema.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: