Topo

Teste de HIV/DST devem ser refeitos no período de um ano após a relação suspeita

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina, bem-estar em geral! Teste de HIV/DST devem ser refeitos um ano após a relação suspeita
Publicidade
Comente

Saber de maneira precoce que foi contaminado com o vírus HIV pode aumentar a expectativa de vida de um soropositivo, para obter uma qualidade de vida mesmo sendo soropositivo, é importante seguir à risca as recomendações do médico.

Teste de HIV/DST devem ser refeitos um ano após a relação suspeita

teste-hiv-devem-ser-refeito-apos-um-ano

Algumas pessoas não sabem, mas mulheres que têm o vírus do HIV tem 99% de chance de ter um filho saudável, desde que tome os devidos cuidados e siga as orientações do médico antes e depois do nascimento do bebê.

Publicidade

O diagnóstico do HIV se dá através da coleta de sangue, sendo que o resultado pode sair tanto de forma rápida mediante uma picada no dedo, quanto em algumas horas mais demorada em exames laboratoriais.  Os exames são feitos de forma anônima protegendo a identidade do paciente.

Leia também:

Quando devo repetir o exame do HIV?

Normalmente o resultado do reagente para o vírus do HIV é definitivo, o primeiro exame deve ser feito 30 dias após a exposição ao risco de contaminação, esse tempo deve ser respeitado por causa da janela imunológica. O risco de um falso negativo é muito baixo, mas, se o paciente ainda tem dúvida do resultado, o teste pode ser repetido após 30 dias.

Publicidade

Caso o paciente tenha certeza que foi exposto a uma situação de risco, como por exemplo, sexo desprotegido com pessoa contaminada ou a camisinha furou na hora do ato sexual, o exame pode ser repetido duas vez, a primeira vez após 3 meses, caso o resultado dê negativo, pode-se repetir novamente o exame após 6 meses, dessa forma é descartado um dos raros casos de conversão tardia.

É importante deixar claro que se o primeiro exame der negativo os risco de contaminação com o vírus é muito baixo. A repetição do exame é indicada por haver casos raros de conversão tardia ou casos de falso negativo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: