Topo

Sintomas de depressão estão presentes em 21% dos jovens brasileiros; Descubra seu caso!

Dicas de saúde, exercício, alimentação e notícias de medicina e bem-estar em geral! Sintomas de depressão estão presentes em 21% dos jovens brasileiros
Publicidade
Comente

Caminhando silenciosamente em meio à população de modo geral, estão alguns sintomas que podem evidenciar a depressão, um dos mais temidos e delicados problemas relacionados à saúde.

Um estudo divulgado recentemente mostra que o número de pessoas que possuem algum tipo de sintoma de depressão, é maior do que o imaginado por muitos, na sequência você poderá conferir em detalhes as estatísticas, bem como entender qual é seu caso atual diante desse panorama.

Sintomas de depressão estão presentes em 21% dos jovens brasileiros; Descubra seu caso!

depressao-jovens-brasileiros

Publicidade

De acordo com os dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) que foi divulgado na última quarta-feira pela Universidade Federal de São Paulo, passa de 21% a quantidade de brasileiros entre 14 a 25 anos com sintomas que podem ser atribuídos à depressão. Se levado em consideração apenas os números femininos, a estatística é ainda mais assustadora, passando de 28% a quantidade de mulheres na mesma situação.

Para que você possa entender a diferença entre tristeza e depressão, separamos na sequência algumas perguntas que podem ajudar no momento de fazer a auto avaliação, todavia, vale ressaltar que um acompanhamento médico é sempre o mais aconselhável em caso de suspeita de depressão.

Existe motivo real para a tristeza?

Nem sempre é fácil fazer uma análise imparcial do que se sente, entretanto, se não há motivo real para a tristeza, como, por exemplo, a morte de um ente querido, perda de um emprego, ou o fim de um relacionamento, o sintoma pode de fato estar relacionado à depressão.

Há quanto tempo se mantém a tristeza?

Publicidade

É fato que algumas tristezas podem durar por um longo período de tempo, entretanto, sentimento frequente de tristeza por mais de duas semanas pode ser um sinal de início de depressão.

Choro recorrente e pessimismo é algo comum?

Pessoas que choram constantemente e tem uma visão pessimista da vida, possuem grandes chances de receberem diagnóstico positivo de depressão, vale a busca por auxílio médico para entender o que está havendo.

Fator genético

Embora não seja possível estimar exatamente o grau de influência, o fato é que considera-se que o fator genético possa influenciar de alguma forma os quadros de depressão, pelo que, quem já teve algum familiar diagnosticado com esse quadro clínico, deve ficar atento ao mínimo sinal para buscar tratamento o quanto antes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: