Topo

Saúde começa pela boca: Veja alimentos que segundo dentistas, o consumo não é recomendado

Dicas de saúde, e informações sobre bem estar e alimentação saudável! Saúde começa pela boca: Veja alimentos que segundo dentistas, o consumo não é recomendado
Publicidade
Comente

Para se ter uma boa saúde, a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável são dois itens imprescindíveis. Apesar disso, além da saúde do corpo como um todo, também é preciso ficar de olho na saúde bucal, e isso inclui evitar determinados alimentos que podem ser prejudiciais.

Leia também:

E para ajudar quem deseja manter uma boa saúde também na região bucal, elaboramos a seguir uma lista de alimentos que dentistas aconselham a abandonar. Veja!

Saúde começa pela boca: Veja alimentos que segundo dentistas, o consumo não é recomendado

alimentos-nao-recomendados-dentistas

Refrigerante

Publicidade

Independente de o refrigerante ser light, zero ou diet ele é totalmente prejudicial à saúde como um todo. Além disso, ele também age correndo o esmalte natural dos dentes.

Balas duras

Chupar uma bala pode até não parecer ser algo prejudicial à saúde bucal, no entanto, fazer isso de maneira constante ou por longos períodos faz com que os dentes fiquem expostos a uma grande quantidade de açúcar. Além disso, mastigar balas muito duras pode resultar em dentes quebrados.

Gelo

Publicidade

Quebrar gelo após terminar de tomar uma bebida é um hábito que algumas pessoas possuem, porém, quem tem dente sensível deve evitar essa atitude. E assim como no caso das balas duras, a prática de mastigar gelo pode resultar em dentes quebrados.

Milho na espiga

Comer o milho diretamente na espiga pode não ser muito interessante para pessoas que usam aparelhos ortodônticos, já que isso pode resultar em dente ou aparelho quebrado. O ideal é manter distância desse tipo de alimento ou raspar o milho com uma faca antes de ingerí-lo.

Molho vermelho

De forma geral, todos os molhos com coloração escura podem prejudicar o esmalte natural dos dentes. No caso do molho vermelho, ele ainda possui a acidez do tomate e isso pode fazer com que a superfície dental seja corroída.

Vinho branco

Muita gente tem o vinho tinto como grande vilão pelo fato dele manchar os dentes, mas, o que pouca gente sabe é que o vinho branco é ainda mais prejudicial. O problema no caso do vinho branco é o seu nível de acidez, que pode causar manchas nos dentes.

Pastilha refrescante

Após consumir balinhas ‘mentoladas’ as pessoas costumam ter a sensação de hálito fresco e boca limpa, entretanto, essas pastilhas são ricas em açúcar, o grande vilão da saúde bucal. O ideal é consumir aquelas que não possuem açúcar.

Chicletes e balas mastigáveis

Consumir chicletes e balas mastigáveis pode ajudar a diminuir o estresse ou aliviar a vontade de fumar, no entanto, os resíduos desses alimentos tendem a se acumular entre os dentes, criando placas bacterianas e cáries. É preferível comer um pedaço de chocolate meio amargo ao invés desses doces, pois, pesquisas recentes mostram que o chocolate meio amargo ajuda a eliminar as placas nos dentes.

Batatinhas

As batatinhas são alimentos crocantes e saborosos que aparentemente não representam nenhum mal à saúde bucal. O fato, porém, é que quando são mastigadas elas passam a ficar pegajosas, deixando assim os seus resíduos na boca por um longo período. E quando os restos de batata ficam presos entre os dentes, ocorre uma produção maior de ácido capaz de comprometer a saúde bucal.

Limonada

De tudo que o que foi falado até agora, o que mais ficou em evidência é que alimentos ácidos não fazem bem à saúde bucal. E por essa razão a limonada também não é bem vista pelos dentistas, principalmente porque no caso há uma combinação de ácido e açúcar que é extremamente nociva à saúde.

Pipoca

Assim como as batatas o grande problema de consumir pipoca é que ela pode ficar entre os dentes e provocar um aumento na produção de bactérias. A questão é ainda pior para quem costuma morder os grãos que não estouraram, pois nesse caso há também o risco de quebrar os dentes.

Frutas secas

Apesar de possuírem uma grande quantidade de nutrientes, as frutas secas podem ser prejudiciais à saúde bucal. O grande problema é com a forma em que as frutas são conservadas, que geralmente é à base de açúcar e fibras insolúveis.

Diante disso, o alimento pode criar uma capa de açúcar em volta dos dentes, pelo que, seu consumo não é recomendado. O ideal é consumir a fruta fresca.

Pão branco

Carboidratos refinados como macarrão e pão branco não são saudáveis nem à saúde do corpo como um todo, nem tampouco à saúde bucal. O grande problema nesse caso está no açúcar presente no alimento, ele se dissolve na boca e compromete o esmalte dental.

Além disso, assim como outros alimentos mencionados, ele pode deixar resíduos entre os dentes, que resulta na formação de placas e no surgimento de cáries.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: