Topo

Potássio Ajuda na Redução do Risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Confira uma pesquisa do British Medical Journal acerca do potássio na diminuição dos ricos de acidente vascular cerebral!
Publicidade
Comente

O corpo humano precisa de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais) para ter um perfeito funcionamento. Quando estes estão nas quantidades ideais no organismo, diversas doenças são evitadas, permitindo que tenhamos uma maior longevidade.

Um dos minerais que necessitamos é o potássio. Conheça um pouco mais sobre ele!

O que é Potássio?

Presente em alimentos de origem animal e vegetal, este é um mineral com alta taxa de absorção no organismo, já que é o íon de maior quantidade no interior das células. Do latim, “cinza de pote”, este micronutriente foi descoberto em 1807 e foi o primeiro metal a ser isolado por eletrólise.

O potássio costuma ser encontrado em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal. Veja quais são os mais ricos!

Alimentos ricos em Potássio

alimentos ricos potassio

Para a surpresa de muitos, o alimento mais famoso relacionado ao potássio está, apenas, na 11ª colocação, ou seja, não é nem de longe um dos mais ricos. A banana pode ser substituída por muitos outros alimentos ricos em potássio!

1. Batata – 952 miligramas de potássio

2. 1 xícara de Molho de tomate – 811 mg

3. 1/2 xícara de feijão branco – 595mg

4. Batata doce – 542 mg

5. Metade de um Abacate – 507 mg

6. 1 xícara de leite de cabra – 498 mg

7. 1/2 xícara de soja – 485 mg

8. 1 xícara de Beterraba ralada – 442 mg

9. 1 xícara de Damasco ralado – 427 mg

10. 1 xícara de Tomate fatiado – 427 mg

11. Banana – 422 mg

Benefícios do Potássio

Ele é necessário em muita quantidade no organismo, porque tem funções importantíssimas. Uma das mais famosas que as pessoas que realizam esportes saudáveis conhecem bem, é o relaxamento muscular, bem como melhora na sua contração. Estes benefícios evitam desconfortos, como câimbras!

Além disso, é importante para o coração, auxilia na secreção correta de insulina pelo pâncreas, além de manter o corpo em um equilíbrio ácido e base.

O potássio também está intimamente ligado com a hipertensão arterial. Quando a quantidade de sódio está muito alta e de potássio baixa, ocorre um desequilíbrio que pode levar a problemas graves.

A recomendação é evitar ao máximo os produtos industrializados, pois estes têm as maiores quantidades de sódio. Todavia, se você tem o costume de ingeri-los, aposte no aumento da quantidade de alimentos com potássio.

Potássio na redução de riscos de AVC

O Acidente Vascular Cerebral, ou AVC, está intimamente ligado a hipertensão arterial. Também conhecido por derrame, as pessoas que sofrem desta doença perdem as funções neurológicas em razão de entupimento ou rompimento dos vasos que passam pelo cérebro. Como estes costumam ser bem finos, qualquer anormalidade é o suficiente para causar problemas.

O British Medical Journal lançou uma matéria sobre a pesquisa feita em relação ao potássio e ao AVC. Os cientistas pegaram 130 mil voluntários para ingerirem mais potássio do que a população em geral ingere. Perceberam que os riscos caíram em 24%, ou seja, quase um quarto!

Levando em conta que o derrame cerebral é uma das doenças que levam mais brasileiros a morte, diminuir as possibilidades em ¾ é ótimo! Basta apenas as pessoas se conscientizarem e se alimentarem com maiores quantidades de potássio no dia-a-dia. Você pode ver dicas de cozinha aqui no ClickGrátis!


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: