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Por quê nos preocupamos?

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A lei tácita de apoio diz que, em resposta à ansiedade de outra pessoa, as seguintes frases devem ser faladas: "Não se preocupe", "Esqueça", "Não se preocupe, passará", "Tente não pensar sobre isso", "Concentre-se em outra coisa". A pessoa que aconselha isso acredita sinceramente que ele oferece uma instrução valiosa e, ao mesmo tempo, breve que ajudará a pessoa sofredora a recuperar sua antiga paz.

Mas por que é tão difícil parar de se preocupar? Por que todas as dicas acima não funcionam, e às vezes até complicam o problema?

Por quê nos preocupamos?

Emoções e esforços em vão

Pensa errado quem acredita que é possível parar o fluxo de pensamento pelo esforço de vontade, e uma situação desagradável é facilmente esquecida se você mudar a atenção para outra coisa. Infelizmente, na prática, a situação é diferente.

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Com a ajuda do esforço voluntário, você pode realmente mudar sua atenção para outra coisa. Muito depende da psique humana, suas habilidades e experiência acumulada. No entanto, se a situação que enfrentou, realmente o derrubou da rotina (perda de um amigo íntimo, demissão, separação pesada, etc.), então uma simples "desconexão da consciência" é esforço em vão. Pelo contrário, qualquer tentativa significativa de mudar de atenção será acompanhada por dor emocional e pensamentos obsessivos. É como uma parábola sobre um macaco branco, sobre o qual você é convidado a não pensar. Apesar dos esforços conscientes, isso não pode ser feito - você imaginou um animal no mesmo instante.

O fluxo de pensamentos obsessivos, que você está tentando parar, não pode simplesmente ser jogado fora de sua cabeça. Essa tentativa contradiz o trabalho do cérebro, que espera que todo pensamento seja considerado, e qualquer emoção que surgiu é completamente experimentada.

Como se livrar de pensamentos obsessivos e ansiedade?

Emoções emergentes devem ser plenamente aceitas pelo homem. Se ele bloqueia conscientemente, disfarça e não se deixa levar por completo, ele perturba o trabalho normal de sua própria psique. Não importa quão difíceis são os sentimentos e emoções você tem que sentir - pode ser raiva, desespero ou devastação, medo ou antecipação, ódio ou amor. Ao negá-los, você fertiliza sempre o campo, cheio de problemas psicológicos.

Permita-se experimentar a emoção completamente. Não afaste os sentimentos de você mesmo, não os segure em si mesmo, não os negue e não os esconda. Somente o reconhecimento e uma experiência completa de emoções vão parar a ansiedade que o incomoda.




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