Topo

Os benefícios da cafeína para a memória

Dicas de saúde, exercício, alimentação e notícias sobre bem-estar em geral! Os benefícios da cafeína para a memória
Publicidade
Comente

A cafeína é uma substância ingerida por milhões de pessoas em todo o mundo, esse tipo de elemento faz parte de diversa bebidas tais como o café, o chá, o refrigerante, os energéticos e ainda em alguns medicamentos e alimentos.

Os benefícios dessa substancia já têm sido descritos por diversos médicos, sendo indicada para melhoria da atenção, alerta e aumento da capacidade cognitiva, entretanto mesmo com tais benefícios, existem muitos malefícios no consumo desse tipo de elemento quando consumido em excesso, pelo que, o consumo moderado é o mais recomendado.

Os benefícios da cafeína para a memória

hot  coffee

Publicidade

A revista Nature Neuroscience publicou recentemente uma novidade sobre a cafeína. De acordo com o estudo, foi constatado que a memória melhora com a ingestão da substância, mas esse benefício somente foi observado em relação às memórias que foram guardadas por grandes períodos, não surtindo efeito nas chamadas memórias de curto prazo ou na memória de trabalho.

Esse estudo que verificou bons resultados da cafeína contra a perda de memória foi realizado com mais de 100 voluntários. No teste, cada um dos voluntários tiveram que visualizar centenas de imagens no computador, ingerindo diferentes quantidades de cafeína em tabletes depois de 5 minutos. Após 24 horas, os participantes retornavam ao local de estudo e viam novamente as imagens de objetos aleatórios, sendo orientados a responder se as imagens apresentadas eram semelhantes ou diferentes das do dia anterior.

O melhor resultado foi obtido com os participantes que ingeriram cerca de 200 miligramas de cafeina após 5 minutos de visualização das imagens, diferentemente dos participantes que ingeriram placebo ou apenas 100 miligramas de cafeina. Importante ressaltar que os participantes que receberam as doses mais superiores a 200 miligramas não obtiveram resultados ainda maiores.

Publicidade

Na sequência você poderá conferir agora alguns dos mitos e verdades relacionados à cafeína.

Conheça agora alguns mitos e verdade sobre a cafeína

Crianças não podem ingerir café?

Mito – As crianças podem sim consumir cafeina, mas, sem exageros, na verdade muitas vezes elas consomem sem os pais se darem conta, quando consomem refrigerantes, chocolates, chá gelado, entre outros alimentos.

A cafeina ajuda no emagrecimento?

Verdade – A cafeína é uma sustância termogênica, ou seja, seu consumo faz com que o organismo acelere o metabolismo, tornando mais fácil a queima de gordura, mas a cafeína só deve ser usada para esse fim se o individuo for um praticante de exercícios físicos e tiver uma dieta balanceada.

A cafeína acelera o envelhecimento?

Mito – Pelo contrario, por conter substâncias antioxidantes, a cafeína ajuda no combate dos radicais livre do organismo. Se consumido na dose certa, a cafeína pode trazer ainda benefícios à pele.

Cafeína auxilia no combate a dor de cabeça?

Verdade – A cafeína ela é vasoconstritora, por essa razão ela combate os efeitos da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça. Muitos medicamentos indicados para o tratamento de dores de cabeça contém a cafeína em suas respectivas composições.

A cafeína trás benefícios para quem pratica atividades físicas?

Verdade  – Além de proporcionar mais energia e disposição para os treinos, ainda alivia a fadiga, trazendo beneficio à respiração.

A cafeina traz dependência?

Verdade – O consumo diário da bebida pode sim ocasionar a dependência, isso porque durante o consumo excessivo e sequencial, ocorre uma adaptação celular que causa tolerância aos efeitos que a cafeína proporciona, causando uma espécie de necessidade pela substância.

A cafeína impede a absorção do cálcio pelo organismo?

Verdade – Foi comprovado que, quando consumida em grandes doses, ela estimula o organismo a eliminar cálcio pela urina, reduzindo assim a quantidade de mineral presente nos ossos.

Todo mundo pode consumir cafeína?

Mito – A cafeína nem sempre traz benefícios a pessoas com problemas de refluxo gastroesofágico e gastrite, pois esse tipo de substância pode causar irritação na mucosa do estomago.

Cafeína inibe o sono?

Verdade – Ela estimula o sistema nervoso central, dessa forma acaba inibindo o sono, deixando a pessoa acordada por mais tempo e afastando-a  da sonolência. Por isso só é recomendada a ingestão da bebida cerca de 6 horas antes da hora de dormir.

Cafeína pode causar desidratação?

Parcialmente verdade – Ao consumir a cafeína em excesso ela faz com que a produção de hormônio diurético seja reduzida, o que faz com que a produção de urina aumente, levando assim à uma possível desidratação. O consumo moderado da substância não altera em nada os níveis de desidratação.

Gestante deve evitar o café?

Parcialmente verdade –  Não foi comprovado que o consumo de cafeína possa levar uma mulher a ter complicações na gravidez, mas, foi observado que mulheres que consomem mais que duas xícaras de café por dia podem correr risco de ter bebês com baixo peso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: