Topo

O diabetes é contagioso? Veja os mitos e verdades relacionados à doença

1.00 / 5 - 1
Comente

O diabetes atinge cerca de sete milhões de pessoas com idade acima dos 18 anos. De acordo com um estudo realizado, mais de 60% dessas pessoas não sabe que possui a doença. Apesar de muito já ter sido dito em relação a ela nesses últimos anos, ainda nos dias atuais existem inúmeros mitos enraizados em meio à sociedade.

Para tentar esclarecer alguns dos pontos que mais geram dúvidas, traremos a seguir uma sequência de mitos e verdades. Veja!

O diabetes é contagioso? Veja os mitos e verdades relacionados à doença

diabetes-mitos-e-verdades

O diabetes é contagioso?

Mito – O diabetes não é uma doença contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida através do ar ou de contato físico. Na maioria dos casos a doença é herdada geneticamente, especialmente a do tipo 1.

A canela auxilia no controle do diabetes

Mito – Apesar de existirem alguns estudos preliminares em relação aos eventuais benefícios da canela ao diabético, até o momento nada foi comprovado cientificamente, pelo que, todos os boatos nesse sentido não passam de mitos.

Pessoas com diabetes podem consumir caldo de cana, mel e açúcar sem problemas

Mito – Apesar de serem naturais, esses elementos possuem sacarose em suas respectivas composições, que sabidamente é uma das maiores vilãs de um diabético. Uma pessoa com diabetes pode até consumir esses alimentos, mas, de forma moderada e sempre compensando na dieta.

Alguns alimentos ajudam no controle da glicose, auxiliando no tratamento do diabetes

Verdade – Quando um alimento possui baixo índice glicêmico, ele faz com que a absorção da glicose pelo sangue seja mais lenta, tornando a doença mais estável. Alimentos como manga, lentilha, feijão, pera, maçã e iogurte sem açúcar, são alguns dos que podem ajudar no controle da doença.

Leia também:

Insulina pode causar dependência química?

Mito – Ninguém fica química ou psiquicamente dependente da insulina em função da aplicação da mesma. A substância é um hormônio que permite a penetração da glicose nas células, sendo uma fonte de energia.

O fato de muitos pacientes com diabetes tipo 1 serem insulinodependentes, não tem relação com a injeção de insulina, ela é causada em função da deficiência crônica desde o nascimento do paciente, além disso, não se trata de uma dependência [vício] mas sim uma real necessidade.

Pessoas com diabetes não devem ingerir bebidas alcoólicas

Verdade parcial – O consumo de bebidas até é permitido a diabéticos, no entanto, é preciso muito cuidado. Segundo especialistas, um diabético só pode ingerir bebida alcoólica junto de uma refeição, e ainda assim de forma absolutamente moderada.

Essa exigência é justificada pelo fato de que a bebida isolada pode acabar levando a um caso agravante de hipoglicemia, o que naturalmente seria um problema para quem já depende de insulina para reduzir os índices de glicemia.

Diante desse tipo de situação, determinados profissionais aconselham que os diabéticos optem por bebidas destiladas, mantendo ainda assim a moderação.

Vale ressaltar que essa publicação é meramente informativa, dito isso, todas as questões relacionadas à saúde, incluindo problemas com diabetes, devem ser levadas até um profissional da saúde, que é quem poderá esclarecer as dúvidas e recomendar o melhor caminho a ser seguido.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: