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Infarto em jovens: confira algumas dicas para evitar o problema

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Um dos problemas de saúde relacionados ao coração mais conhecidos e temidos é o infarto. Mas essa é uma condição que costuma ser associada, na grande maioria dos casos, as pessoas que já passaram de uma certa idade. Mas se engana quem pensa que os jovens também não podem ter problemas cardíacos de uma hora para a outra. 

Uma pesquisa recente feita e divulgada no encontro científico anual do Colégio Americano de Cardiologia, mostrou que o número de pessoas com menos de 40 anos que sofreram infarto cresceu num ritmo de 2% ao ano durante os 10 anos de pesquisa ?e 20% dos sobreviventes de infarto entre 2000 e 2016 estavam dentro da faixa etária.

Além disso, no Brasil, tanto os ataques cardíacos quanto o AVC acabaram se tornando as doenças que mais matam as pessoas antes dos 60 anos deidade. Com isso, se torna cada vez mais comum escutarmos frases como “o infarto é muito mais perigoso quando dá em pessoas jovens”. Mas isso não é bem verdade. O problema é que os jovens justamente não se cuidam e não costumam fazer os exames que os mais velhos fazem. 

Infarto em jovens: confira algumas dicas para evitar o problema

Confira algumas dicas para cuidar da saúde e evitar o infarto em pessoas mais jovens:

Siga sempre uma dieta bem equilibrada

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Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas tenham uma dieta equilibrada, o que vai ajudar em uma série de aspectos na saúde das pessoas, mas especialmente em relação a saúde do coração. Por isso, é fundamental que a alimentação contemple todos os grupos importantes, tais como frutas, verduras, legumes e carboidratos. 

Mantenha as visitas constantes ao médico

Existe uma ideia geral de que as pessoas mais jovens são simplesmente invencíveis. Por isso, elas acabam não se preocupando muito com questões relacionadas as prevenções, como visitas ao médico, por exemplo. Mas isso também costuma ser um erro. É fundamental que as pessoas, a partir dos seus 30 anos de idade, comecem a criar uma rotina para ir ao médico realizar exames de rotina, justamente com o objetivo de prevenir qualquer coisa que possa acontecer antes dela, de fato, acontecer. 

Fique longe do cigarro

O cigarro já se tornou como um dos grandes vilões da saúde, sofrendo uma série de restrições ao redor do mundo todo justamente na tentativa de fazer com que as pessoas deixem um pouco de lado este hábito de fumar. O ato de fumar faz com que o organismo das pessoas ingiram uma grande quantidade de substancias nocivas. E muitas delas podem, inclusive, destruir o endotélio, que é a camada de proteção das veias. O cigarro também ajuda a oxidar as artérias, deixando elas muito mais suscetíveis ao contrato da gordura com o organismo. 

Fique de olho nas comorbidades

Existem determinada situações de saúde que acabam aumentando muito as chances de uma pessoa sofrer um infarto, tanto quanto são mais velhas quanto também quando são mais jovens. E duas das mais importantes são a diabetes e também a hipertensão. Portanto, as pessoas que já possuam maiores quantidade de glicose no sangue e também já apresentam uma pressão mais elevada devem ficar mais atentas. 

Pratique exercícios físicos

Uma das formas mais efetivas para combater diversos problemas de saúde, inclusive manter a saúde do coração, é manter uma rotina séria de atividades físicas. Isso não significa que as pessoas tenham que praticar uma quantidade exacerbada de atividades físicas em um único dia, mas sim manter uma rotina diária. Os médicos afirmam que 30 minutos de atividades físicas todos os dias já podem fazer uma grande diferença para o coração, inclusive fortalecendo o músculo para que ele mantenha o seu trabalho em dia.

Aumente o consumo de gordura saudável

O consumo de gordura também é constantemente apontado como um dos vilões para quem deseja manter a saúde do coração em dia. Por outro lado, manter o consumo de determinadas gorduras podem fazer muito bem para a saúde do coração. As chamadas gorduras boas podem ser encontradas em alimentos como o azeite de oliva, por exemplo. Outro alimento que conta com gorduras boas é o chocolate meio-amargo, bem como a castanha-do-pará e o abacate. 

Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas

O ato de ingerir bebidas alcoólicas não deixa de ser algo saudável, mas isso precisa ser feito com cautela e parcimônia. Quando as pessoas consomem muito álcool o corpo perde algumas defesas consideradas fundamentais para o nosso organismo, como os antioxidantes naturais. E isso faz com que as pessoas tenham uma maior chance de sofrer riscos de derrames e infartos, por exemplo. 

Mantenha uma vida mais leve

Hoje vemos cada vez mais jovens se atirando em uma rotina de trabalhos e estudos insana. E isso também precisa ser levado em consideração. Por isso, é importante criar uma forma de equilibrar a vida e ter um dia a dia mais leve. 




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