Topo

Hipertensão: um problema muito comum de saúde

Comente

Problemas de saúde estão muito frequentes na atualidade devido a má alimentação e o sedentarismo. Cada dia mais pessoas morrem em decorrência de doenças não transmissíveis, como o diabetes.

Existe um problema que é um perigo mortal e que está bem pertinho de nós; vamos falar de hipertensão, uma doença que não tem cheiro, não tem nenhum aspecto até que se manifeste. Quando isso acontece, o problema já está formado. Costuma atacar adultos de meia-idade caminhando para a fase idosa, quando o corpo já não é mais o mesmo e as pessoas costumam se descuidar com a dieta.

A hipertensão é o descontrole da pressão, sendo que o padrão é 12×8, ou seja, de 121 a 129 por 80 a 89. Ela é mais conhecida como “pressão alta”, que é quando passa de 14 x 9, podendo causar diversos problemas de saúde.

No Brasil, não é normal o diagnóstico antecipado da hipertensão, pois não há o costume de se tratar de pressão alta antes que ela se mostre frequente. Em 10% somente, é feito o diagnóstico antecipado. O restante acredita que é passageiro, e só vai se importar quando se sente realmente muito mal.

Hipertensão

Quando ela está alta, traz muitos problemas. Ela ocorre quando há uma força sobre as paredes dos vasos sanguíneos e assim faz com que a sua pressão aumente. Seus diagnósticos são sempre, ou quase sempre, pela mesma causa: descontrole de alimentos com muito sódio (sal) em seus organismos; genéticos; ou até mesmo por uma alteração no sistema nervoso, causando assim uma pressão sobre o seu corpo e sobre a sua circulação.

A hipertensão não tem cura, mas para controlá-la, pode fazer mais atividades físicas e melhorar a sua alimentação, pois o ganho de peso não faz bem para o hipertenso. Confira alguns pontos a se atentar:

  • Evite as comidas gordurosas
  • Elimine as bebidas alcoólicas
  • Abandone o tabagismo
  • Evite o nervosismo
  • E, por último, controle o sal nos alimentos, pois esse é o maior agravante para o descontrole dos hipertensos. Não só nos sais de cozinha, mas também nos temperos prontos, que apresentam uma alta quantidade de sal.

Os enlatados e embutidos, como lingüiças, também não são favoráveis ao doente.

É recomendado que o hipertenso procure por um nutricionista de confiança para que este veja as reais necessidades e faça uma alimentação completa e controlada. Investir em exercícios físicos também é uma boa pedida, pois liberar o stress no esporte vai ajudando você a naturalmente diminuir a pressão alta.

Sempre vá a um cardiologista para ver como está a situação do seu coração. De nada adianta começar a prática de esportes se você agravará algum outro problema de saúde. Não negligencie a utilização de profissionais da área médica.

Sem eles que estudam para ajudar os doentes, você não vai saber controlar os seus sintomas, onde a dor vai falar mais forte e você não saberá como se medicar ou como ajudar a si próprio.

Não aceite ajuda de farmacêuticos, pois eles não sabem como o seu corpo está na verdade. Os sintomas são muitos e os diagnósticos são variáveis.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: