Topo

Hepatite C: Chances de contrair por ato sexual é maior do que se pensava

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina e bem-estar em geral! Hepatite C: chances de contrair por ato sexual é maior do que se pensava
Comente

Até a pouco tempo atrás, acreditava-se que os risco de contaminação com a hepatite C aconteciam principalmente através do contato com sangue, entretanto, alguns estudos recentes revelaram que era grande a ocorrência de pacientes homossexuais com HIV que haviam contraído a doença, confira na sequência maiores informações sobre o estudo.

Hepatite C: Chances de contrair por ato sexual é maior do que se pensava

chance-de-contrair-hepatite-c-atraves-do-sexo-e-grande

O estudo em questão foi realizado de acordo com os dados de pacientes portadores do HIV, e a partir dele foi diagnosticado que pacientes portadores do HIV que tem parceiros que possuem tanto o vírus quanto a Hepatite C tem mais chances de contrair a doença do que qualquer outra pessoa soro positiva.

Publicidade

O alerta de contagio, que até era observado principalmente entre toxicômanos devido ao compartilhamento de seringas, agora passa também a ir em direção às pessoas que mantêm relações sexuais com portadores do vírus, pelo que, a Hepatite C pode acabar sendo reconhecida como uma DST.

Leia também:

Homossexuais mais propensos à doença?

Ainda não se sabe a verdadeira razão, mas estima-se que os homossexuais sejam mais propensos a contrair o vírus do que os heterossexuais. Uma das explicações aventadas, é a de que, teoricamente, durante um ato sexual via anal, seja possível ter maior contato sanguíneo, o que em tese contribuiria para a contaminação. Diante desse fato, recomenda-se uma vez mais que em hipótese alguma se abra mão do uso de preservativo.

Publicidade

Apesar dos dados coletados nos últimos estudos, ainda não se tem certeza se os casos de contaminação da hepatite C por vias sexuais estão mais relacionadas a pessoas portadoras do vírus HIV. Os pacientes que possuem o vírus HIV são regularmente submetidos a testes médicos devido ao seu estado, e portanto, por essa razão é mais fácil a detecção da hepatite C nessas pessoas, o que não acontece com pessoas que não são portadoras do vírus.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: