Topo

Furúnculo: confira o que e saiba como tratar

Entenda melhor esse problema de saúde comum nas pessoas.
Publicidade
Comente

A grande maioria das pessoas já ouviram falar, pelo menos alguma vez na vida, dos furúnculos. Muitas delas, inclusive, vão afirmar que conseguem identificar apenas olhando. Mas também é a grande a quantidade de pessoas que simplesmente não entendem direito o que é aquela protuberância que aparece na pele.

Furúnculo: confira o que e saiba como tratar

Para entender melhor o que realmente pode ser considerado como um furúnculo e saber se ele pode representar algum tipo de risco para a saúde, confira abaixo:

O que é um furúnculo?

Antes de mais nada, é muito importante deixar claro que estamos falando de um tipo de infecção. É claro que essa não é considerada como uma infecção muito grave, mas ele surge justamente a partir da ação de uma bactéria que acaba agindo na pele. 

Publicidade

O resultado da ação dessa bactéria acaba sendo a presença de um nódulo avermelhado, dolorido na maioria dos casos, endurecido e também com uma temperatura que costuma ser mais quente do que aquela observada no corpo de uma forma geral.

Uma outra característica presente em grande parte dos furúnculos é a presença de uma ponta amarelada, o que indica que aquela infecção já produziu pus. Ele pode variar em relação ao tamanho e também a profundidade dos tecidos infectados.

O furúnculo pode ser considerado como contagioso?

Algo que muitas pessoas também não sabem sobre o furúnculo, mas que acaba   se tornando mais evidente a partir da informação de que estamos falando de uma infecção é o fato dele ser considerado como contagioso. Afinal de contas, estamos falando de um problema de saúde que é causado pela ação de bactérias. 

Publicidade

Mas é importante ressaltar que nem sempre as pessoas terão um furúnculo a partir do contato direto com outra pessoa que também possui o mesmo problema. A bactéria que causa o problema não é considerada tão agressiva, fazendo com que as pessoas que tenham esse problema com mais facilidade geralmente sejam aquelas que já estão enfrentando algum tipo de problema de imunidade baixa, por exemplo.

Depilação pode ser a causa do surgimento dos furúnculos?

Uma outra associação que normalmente acaba sendo feita é entre a depilação e o surgimento dos furúnculos. Mas essa não é uma relação que possa ser criada de forma direta. A depilação pode acabar causando determinados tipos de irritações na área, que podem também acabar resultando em ferimentos, mas ela em si não causa os furúnculos.

O problema é que esse tipo de procedimento, de uma forma geral, deixa a pele mais sensível. E isso faz com que as pessoas acabem correndo um risco maior de sofrer com a ação da bactéria, e com isso o surgimento do furúnculo acontece de uma forma um pouco mais provável. Mas se a pessoa estiver com sua imunidade em dia, normalmente o organismo consegue combater essa bactéria com uma boa eficácia.

É seguro espremer o furúnculo?

Um outro comportamento que normalmente está associado com o surgimento dos furúnculos na pele é o ato de espremer. Muitas pessoas ainda acreditam que esse movimento que vai apertar até que saia o pus que está dentro da protuberância vai acabar fazendo com que a pessoa se cure. Mas isso é um erro que deve ser evitado.

Os médicos e especialistas afirmam que nunca é recomendado espremer o furúnculo, independente do seu tamanho ou da sua profundidade. Além disso, na grande maioria dos casos essa estrutura acaba se rompendo sozinha. O ato de espremer, além de agredir essa parte da pele que já está mais sensível, também pode acabar tornando a infecção ainda maior, pois bactérias que estão presentes nas unhas podem entrar no organismo da pessoa de uma forma mais fácil.

Existe remédio para curar o furúnculo?

Na grande maioria dos casos não existe um remédio, via oral, que seja indicado  para o tratamento desse tipo de problema de saúde. Mas, em alguns casos, pode ser que o organismo precise de uma ajuda para combater essa infecção, e isso normalmente é feito com antibióticos. Eles podem ser tanto via oral como também para utilização tópica, diretamente no furúnculo. 

Mas é importante que as pessoas utilizem esse tipo de medicamento somente a partir de uma indicação médica. Normalmente isso acaba sendo necessário somente em casos muito específicos, como quando o furúnculo se espalha em uma determinada região e acaba demorando mais para cicatrizar.

Existe diferença entre furúnculo e pelo encravado?

Muitas pessoas confundem esses dois problemas, e realmente eles acabam sendo muito parecidos quando analisados a olho nu. Mas existem algumas diferenças importantes. O pelo encravado, que também é chamado de foliculite, geralmente surge de uma forma mais superficial e menos dolorida. Já o furúnculo acaba sendo mais profundo e doloroso. Mas ambos acabam surgindo a partir de uma infecção. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: