Topo

Excesso de peso pode aumentar risco de câncer de mama

Comente

As mulheres que estão um pouco acima do peso possuem mais um motivo para se preocupar e tentar emagrecer. De acordo com uma pesquisa que foi feita recentemente pela Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, algo que os médicos já desconfiavam acabou se tornando ainda mais evidente: As mulheres que ganham peso, principalmente no período pós-menopausa, aumentam o risco relativo de desenvolverem câncer de mama.

cancer-de-mama-650x350

Este é o tipo de câncer que mais aparece nas brasileiras e, também, o que mais mata mulheres por aqui. De acordo com as informações que são divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer, estima-se que em 2013 cerca de 52.680 mulheres sejam diagnosticadas com a doença.

Para ajudar a prevenir a doença, os médicos e também os especialistas alertam para a importância que as mulheres consigam manter uma vida saudável principalmente depois da menopausa para conseguir diminuir os riscos de desenvolverem o câncer.

A explicação dos médicos e dos pesquisadores para a relação entre o desenvolvimento de um câncer de mama e o excesso de peso é a seguinte: fator obesidade gera um aumento em torno de 1,2%. Ou seja: se o risco em uma determinada população é de 100 casos para cada 100 mil mulheres, em obesas na pós-menopausa passa a ser de 120 casos para cada 100 mil mulheres.

Mas é claro que os pesquisadores alertam que o câncer é resultado de diversos fatores, não existindo apenas uma coisa que as pessoas possam fazer para conseguir ficar livres da doença.  Infelizmente os cientistas ainda não sabem todas as causas do câncer de mama, mesmo assim é importante que as pessoas fiquem ligadas principalmente nestas causas que são comprovadas pela medicina para reduzir o risco.

Além disso, o médico também afirma que é muito importante que as mulheres, depois do período da menopausa, continuem sendo acompanhadas por médicos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: