Topo

Erros que as pessoas cometem na academia e deveriam ser evitados

Dicas de saúde, bem estar e alimentação saudável você confere sempre aqui, no Click Grátis! Erros que as pessoas cometem na academia e deveriam ser evitados
Publicidade
Comente

Nos dias atuais, muito tem se falado a respeito da importância dos exercícios físicos, seja para alcançar a desejada boa forma ou mesmo manter a saúde do corpo em dia.

Algo sobre o quê pouca gente ouve falar, no entanto, diz respeito a alguns erros comumente cometidos na hora de fazer praticar os exercícios, seja em casa ou mesmo em uma academia sem a orientação profissional adequada.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista que esclarece alguns desses erros e oferece informações úteis que ajudam a evitá-los. Veja!

Erros cometidos na hora de malhar

Não alternar os treinos

Corrida

Publicidade

Quando o mesmo exercício é realizado todos os dias, o corpo acaba se adaptando ao modelo, pelo que, em pouco tempo ele deixa de encarar isso como um desafio. Diante disso, além de o condicionamento físico não evoluir, o corpo acaba ficando sujeito a sofrer lesões por esforço repetitivo.

Para quem quer se exercitar então, a dica é variar sempre nos treinos. Dessa forma o corpo será impulsionado a mostrar melhores resultados continuamente.

Não se alongar

Alongamento

Publicidade

O alongamento é parte importante do treino, especialmente nos casos dos cardiovasculares e outros que exigem força. Desconsiderar isso é um grande erro, por isso, é indispensável que antes de começar e depois de terminar os exercícios, a pessoa realize uma bateria de alongamentos. Isso ajuda a relaxar os músculos e prevenir lesões.

Roupas inadequadas

Roupas

Muita gente ainda acredita em um mito clássico que diz que para perder peso é bom “embrulhar” o corpo com um monte de roupas plásticas para estimular o suor, isso é um grande erro.

A explicação é simples: ao forçar o suor excessivo o corpo eliminará apenas água, e não necessariamente gordura. Dito isso, o melhor a fazer na hora de malhar é usar roupas indicadas para prática de exercícios, com tecidos que deixam o corpo respirar, proporcionando acima de tudo conforto durante a prática dos exercícios.

Optar pelo uso inadequado de pesos

Pesos

Na hora de fazer os exercícios de repetição para tonificar os músculos, quem acha que o que vale é a quantidade de peso levantada está cometendo um grande equívoco. Segundo especialistas, o que ajuda a obter os melhores resultados na verdade é a tranquilidade na hora de fazer o movimento.

Fazer o exercício de forma acelerada é um grande erro, bem como não controlar a respiração durante os movimentos. O correto é fazer as repetições lentamente, levando um segundo para levantar o peso e três segundos para abaixá-lo.

Leia também:

Treino inconstante

Rosca

Treinar pesado durante uma semana e deixar de fazer os exercícios na outra, tende a reduzir em muito os benefícios do treino. Além de tudo, isso também tende a aumentar os riscos de lesões, pelo que, o melhor é criar uma rotina confortável que possa ser seguida a cada semana, religiosamente.

Ignorar as dicas do corpo

Descanso

Muitas vezes, a pressa para entrar em forma é tão grande que as pessoas acabam ignorando os pedidos de socorro que o corpo emite, a lista inclui tonturas, dores musculares fortes e mal estar.

Apesar de ser comum sentir um pouco de dor nos músculos, um sintoma um pouco mais intenso e forte pode ser indício de alguma lesão. Nesse caso o melhor é amenizar o ritmo e procurar orientação médica para evitar um problema maior.

Praticar exercícios com estômago cheio ou em jejum

Alimentação

Ao treinar jejum, os riscos de se ter uma hipoglicemia é enorme, sem contar que isso também não ajuda no emagrecimento, já que o corpo só queimará massa magra em vez de queimar as gorduras.

Em contrapartida, fazer exercícios de estômago cheio pode resultar em enjoos, náuseas e mal estar, o que tende a atrapalhar a prática de exercícios e até a digestão. O indicado é esperar cerca de duas horas após as refeições para só depois exercitar.

Não cuidar das costas

As costas

Não cuidar das costas ao se exercitar é outro erro. A dica é sempre deixar a coluna reta, procurar olhar para frente e evitar olhar para baixo ou para cima.

Descuidar dos braços

Braços

Não dar a devida atenção aos braços é mais um erro. Na hora de trabalhar os tríceps apoiados no banco, o certo é não deixar a perna distendida, deixando-a em vez disso sempre flexionada.

Descuidar do peitoral

Peitoral

Outro erro é descuidar do peitoral na hora de fazer supino. A dica é apoiar os pés no banco e procurar não tirar as costas do mesmo. Além disso, é importante não estender os braços completamente na hora da subida e manter sempre a cabeça alinhada com a coluna.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: