Topo

Conservando e reciclando alimentos

Publicidade
Comente

O resto de vinho na garrafa, os legumes que sobraram na panela e o suco na geladeira que ninguém quer beber mais acabam sempre sendo descartados, mesmo estando bons ou dentro do prazo de validade. Em vez de irem parar no lixo, esses e outros alimentos que nunca pensamos em guardar para depois podem ter vida longa no congelador ou no freezer. Pensando nisso, foi elaborada uma lista de alimentos e dicas para aproveitar ainda mais o gostinho do que foi congelado. Confira.

-Vinho: Já que muitas receitas têm a bebida entre os ingredientes, uma sugestão para aproveitar o vinho que sobra na garrafa é congelá-lo em formas de gelo e então envolvê-la em um papel alumínio para que a bebida não pegue o gosto de outros alimentos no congelador. Na hora de consumir, é só retirar os cubinhos e esperar que eles derretam. Desde que o vinho seja de qualidade, a receita vai continuar dando certo.

– Verduras e legumes: A melhor forma de congelar esse tipo de alimento é usando uma sacolinha a vácuo. Quanto menos ar interno, menor a chance de se acumular gelo. No caso dos legumes que foram cozidos, o ideal é colocá-los no saquinho e, em seguida, deixá-lo de boca para cima em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos antes de ir para o congelador. O choque térmico vai garantir mais qualidade e sabor na hora de consumir.

Publicidade

– Ovos: Altamente perecíveis, os ovos podem ser facilmente congelados em uma mistura da clara e da gema, em um saquinho a vácuo ou um pote com pouco ar. É importante criar uma etiqueta com a quantidade certa de ovos usados na mistura, para não ter dúvidas na hora de usá-lo em alguma receita.

– Pães: Usando a sacolinha a vácuo, basta dispor os pães de modo que o saquinho fique cheio, sem espaço para que o gelo se forme. Na hora de consumir, os pães podem ir direto do congelador para o forno. Eles ficam deliciosos e crocantes.

– Queijos: Os amarelos, como o prato e a mussarela, são as melhores opções para irem ao congelador em saquinhos a vácuo. Já os mais sofisticados como o brie ou o gorgonzola, perdem um pouco da textura após o congelamento, então devem ser usados apenas em alguma receita, em recheios ou massas.

Publicidade

– Leite: Sem nenhum mistério, o leite pode simplesmente ser congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico. No primeiro caso, é importante que o recipiente não esteja muito cheio, para evitar uma possível explosão de choque térmico. Depois de descongelá-lo é importante não demorar muito para consumir, ou o leite pode acabar azedando ou ficando com um gosto ruim e artificial.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: