Topo

Conheça os principais sinais de endometriose

Comente

A endometriose pode ser considerada como uma doença pouco conhecida pelos brasileiros de uma forma geral, mas que atinge um número considerável de mulheres. De acordo com dados revelados pelo Ministério da Saúde, cerca de 6,5 milhões de mulheres sofrem do problema, que está diretamente relacionado com o crescimento do endométrio em outras regiões do corpo.

Confira alguns dos principais sinais que está relacionado e endometriose:

Conheça os principais sinais de endometriose

Cólicas intensas no período menstrual

Quando as mulheres sofrem com cólicas menstruais mais intensas do que poderia ser considerado normal, é um sinal de que elas precisam ficar mais atentas com determinados problemas de saúde, especialmente a endometriose. Trata-se daquela dor que costuma não ser acalmada nem mesmo com os remédios mais convencionais que costumam ser utilizados.

Dores nas relações sexuais

Veja também:

Essas dores geralmente são aquelas que costumam aparecer na parte mais profunda da vagina. Pode acontecer no momento em que o pênis entra em contato com a região afetada, após o término da atividade sexual ou durante o orgasmo. Há piora perto da menstruação.

Dificuldade para engravidar

Um outro ponto que deve ser levado em consideração pelas mulheres. De acordo com dados de pesquisas feitas sobre a doença, estima-se que 40% a 50% dos casos de infertilidade feminina possa ser causado justamente pela endometriose. Neste caso, as mulheres que estão tentando engravidar e que não conseguem precisam se submeter a um tratamento cirúrgico, por meio de laparoscopia ou robótica.

Dor ao evacuar durante o período menstrual

Este é um outro tipo de dor que costuma ser bastante comum durante o período menstrual e que pode ser um forte indicio de endometriose. Não é incomum mulheres com endometriose no intestino serem erroneamente diagnosticadas com síndrome do cólon irritável, que causa sintomas semelhantes.

Dor ao urinar durante o período menstrual

Quando a endometriose está localizada na bexiga, as mulheres podem acabar reclamando de dor quando urinam. Este é um sintoma realmente bastante comum, e inclusive pode acabar sendo confundido com outras coisas, como cistite de repetição.

Dor na lombar e na perna durante o período menstrual

Este tipo de dor costuma levar as mulheres ao ortopedista, o que pode acabar causando até mesmo um diagnóstico errado. Por isso é importante observar se a dor na lombar não aparece somente no período menstrual, o que acaba sendo um forte indicio de endometriose.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: