Topo

Conheça alguns dos motivos que podem estar lhe causando mau hálito

Comente

Embora não seja um assunto que a maioria de nós quer discutir, o fato é que o mau hálito é um problema que afeta uma em cada quatro pessoas e nem sempre tem a ver com a escovação dos dentes. Geralmente, as causas são substâncias emissoras de enxofre na boca, que desencadeiam o odor. Estes ocorrem quando as células começam a morrer e ocorrem como parte do processo natural de renovação celular ou também podem ser produzidos por certas bactérias que vivem na boca.

Quanto hálito não cheira bem, pode depender do nível de bactérias causadoras de odor ou células em decomposição na boca. A doença das gengivas é a causa mais comum de mau hálito crônico: leva à inflamação das gengivas, o que as faz inchar e se separar dos dentes, criando lacunas, chamadas bolsas, que prendem bactérias e células em decomposição e aumentam a velocidade com que as células morrem .

Com que frequência você escova a língua?

mulher escovando língua

A causa oral mais comum do mau hálito é o acúmulo de bactérias na língua. Não se sabe ao certo se se isso está relacionado à dieta, tabagismo ou outras questões, mas a área mais comum para a bactéria se proliferar é na parte de trás da língua. "Limpar a língua suavemente com uma escova de dentes pode ajudar a reduzir o odor", diz o professor Robert Allaker e Dr. Abish Stephen, microbiologistas orais no Instituto de Odontologia da Universidade Queen Mary de Londres.

Veja também:

A língua é uma região da nossa boca que a maioria não costuma dar muita atenção. "Raspadores de língua podem ser usado, mas não há nenhuma evidência que eles são mais benéficos do que escovar suavemente. Enxaguatório também ajuda como parte de uma rotina diária, pois inibe o crescimento de bactérias que causam odor e neutraliza compostos mau cheiro.”

Você está falando demais?

mulher falando no ouvido de outra

Qualquer coisa que desidrate a boca aumentará o risco de mau hálito. É por isso que o odor é pior na parte da manhã, quando o fluxo de saliva é reduzido e também é mais comum em pessoas que respiram principalmente através da boca. "Falar muito é outro fator, pois expõe a boca ao ar - secando a saliva", diz Dr Druian.

Dr. Mervyn Druian diz que qualquer coisa que desidrate a boca aumentará o risco de mau hálito, incluindo falar demais. Dessa forma, as profissões que tem como instrumento a voz, como professores, advogados e pessoas que trabalham em call centers, são particularmente propensas. "A solução é bastante simples - beber água durante todo o dia para manter a boca úmida." Redução do fluxo de saliva também é mais comum à medida que envelhecemos e como mau

Você anda muito estressado?

estresse no trabalho causa mau hálito

O estresse afeta o fluxo salivar, que seca a boca. Uma recente pesquisa da Universidade Médica de Sofia, na Bulgária, descobriu que hormônios do estresse podem causar bactérias envolvidas com mau hálito para colonizar a boca a um ritmo mais rápido. Assim, a limpeza, o uso do fio dental e o uso de enxaguatórios bucais são importantes se você estiver sob pressão.

Você está pulando refeições?

pular refeições causa mau hálito

O ato de comer estimula a produção de saliva e move alimentos e bactérias para fora da boca, por isso o simples ato de comer ajuda a reduzir o mau hálito. Estudos da Clínica Odontológica da Universidade de Berna, na Suíça, descobriram que o odor da respiração foi reduzido por uma média de 2 horas e meia depois de comer - mais tempo se a refeição continha fibra, que age quase como uma escova de dentes. Portanto, não comer regularmente pode levar a odor.

Você tem azia com frequência?

problemas estomacais causam mau hálito

Helicobacter pylori é bactéria encontrada no estômago de 40 por cento da população. É mais comumente associado com o desenvolvimento de úlceras de estômago, mas também tem sido associada ao mau hálito. 

De fato, um estudo de 2015 da Faculdade de Medicina e Odontologia da Península, em Plymouth, descobriu que a erradicação do helicobacter pylori com antibióticos reduziu drasticamente a halitose em pessoas que tinham bactérias e mau hálito. "Esta bactéria produz compostos de enxofre e amônia que alteram o odor da respiração", diz o professor Allaker. Mas se ele vive no estômago, como pode odor acabar na respiração? A resposta é refluxo ácido - se o refluxo contém helicobacter pylori isso pode alterar o cheiro da respiração.

Se o mau hálito está associado com azia, uma voz rouca ou regurgitação de alimentos, peça ao seu médico para testar para esta bactéria.

Você tem sinusite?

mulher com sinusite mau hálito

Quando você tem sinusite, que é um muco/inflamação dos seios da face, os altos níveis de proteínas que alimentam as bactérias causadoras de odor saem pelo nariz e garganta. Um spray nasal baseado em esteróides reduz a inflamação e os sintomas que vêm com ele.

Você não teria, então, diabetes?

diabetes causa mau hálito

Mau hálito pode ser provocado por produtos químicos no sangue. "Chamamos isso de halitose transmitida pelo sangue e, embora não seja uma causa comum de mau hálito, deve ser considerado", diz o Dr. Saliha Saad, um microbiologista oral da Universidade da Inglaterra Ocidental.

É mais comumente relacionado a doenças onde as toxinas se acumulam no sangue e odores associados a estes são excretados através do suor ou respiração. Diabetes dá a respiração um cheiro doce, de cetonas acumulando-se no sangue, já a doença hepática causa um cheiro de mofo e problemas renais resultam em um cheiro de peixe / amônia.

Você toma muitos medicamentos?

vários medicamentos podem causar mau hálito

Certos medicamentos também podem estar associados com mau hálito - mais comumente porque eles secam a boca. Estes podem incluir antidepressivos, anti-histamínicos e medicação de pressão arterial. Se seu problema começou quando você começou um novo medicamento, pergunte ao seu médico se a boca seca é um efeito colateral conhecido - eles podem prescrever uma medicação alternativa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: