Topo

Confira algumas curiosidades sobre a raiva

Comente

A raiva é considerada uma das doenças mais comuns entre determinados animais de estimação, especialmente os cachorros. Como já existiram, em épocas passadas, surtos de raiva que acabaram contaminando uma grande quantidade de humanos, hoje em dia existe um controle maior sobre a doença, especialmente em relação as vacinas que são dadas aos animais nos seus primeiros meses de vida.

Confira algumas curiosidades sobre a raiva:

Confira algumas curiosidades sobre a raiva

Transmissão

A raiva não é um tipo de doença que é transmitida apenas por ficar perto do cachorro que está contaminado. Para que a raiva realmente seja transmitida para o humano, é preciso que o humano tenha algum tipo de contato com a saliva do animal, ou sofra algum tipo de aranhão.

Sintomas

Veja também:

Alguns sintomas são considerados comuns para este tipo de doença: Entre os sintomas mais comuns da raiva em humanos estão o formigamento e dor no local afetado pela mordida do animal, febre, confusão mental, aversão à água, comportamento anormal, espasmos musculares, dificuldade para engolir, ansiedade extrema e perda de consciência. Uma vez os sinais aparecem, quase sempre o caso evolui para o óbito.

Mortes

Mesmo que a raiva pareça ser uma doença simples de ser controlada e que acaba parecendo muito mais uma coisa do passado do que do presente, ainda existem muitas pessoas que simplesmente acabam morrendo em função de raiva. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 60 mil pessoas morrem em decorrência da raiva, todos os anos, ao redor do planeta.

Erradicada

Em alguns poucos cantos do planeta, a raiva é considerada como uma doença erradicada: Antártida, do Japão, do Reino Unido estão entre estes locais. Mas com a globalização e a grande quantidade de pessoas indo e vindo dos países, uma doença erradicada pode acabar voltando a qualquer momento.

Morcegos

Não são apenas os cães os responsáveis por transmitir raiva para os humanos. Sim, eles são responsáveis por cerca de 99% dos casos, os morcegos estão também entre os animais que mais transmitem raiva para os humanos.  




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: