Topo

Como evitar as alergias de primavera

1.00 / 5 - 1
Comente

Para muitas pessoas, a chegada da primavera é um verdadeiro tormento, a estação mais bela do ano, e das flores, para muitas pessoas é um pesadelo. É considerável no mundo a quantidade de pessoas que ficam com alergias causadas pelo pólen das plantas nesta época do ano. Época inclusive que fica muito mais comum às pessoas terem crises de asma, rinite alérgica, conjuntivites, entre vários outros problemas nos olhos. E ainda a saúde poderá ainda mais ser afetada por causa da falta de umidade e variação de temperatura.

A primavera é um período bastante intenso de Florência das árvores e também polinização das plantas, é durante esta época que os grãos de pólen, são levados até as partes femininas das flores de várias formas, algumas delas são o vento e os insetos por exemplo.

E com isso se aumenta uma quantidade considerável de grãos no ar. O pólen se torna um incômodo para aqueles que sobrem de alergias de outros atributos, como por exemplo ácaros, fungos, entre outros.

Essas alergias são chamadas de forma comum como sazonais ou primaveris, e costumam atingir mais os jovens adultos e adolescentes do que as crianças.

O pólen das plantas traz diversos problemas respiratórios ao penetrarem nas vias nasais, provocam crises de rinite e asma, além de espirros muitas vezes ininterruptos, coriza e congestão das vias respiratórias. Algumas das pessoas podem ainda ter falta de ar a chiado no peito. Outra situação bastante semelhante que acontece por esses grãos é a conjuntivite alérgica ou mesmo coceira nos olhos caso o pólen das plantas entrem em contato com os olhos ou mesmo vias nasais.

A alergia é mais comum em regiões que tenham as estações do ano bem definidas. Em alguns países como os Estados Unidos e Canadá, além de alguns da Europa. Já no Brasil a maior parte deste índice é na região Sul.

As pessoas que já sofrem de rinite alérgica possuem 25% a mais do que o restante da população mundial propensão maior de ter este problema.

O pólen fica espalhado no ar em dias ensolarados e com ventos, o que pode ajudar é fechar as janelas utilizando ar condicionado desde que esteja filtrado para limpar o ar. Automóveis que possuem ar condicionado deverão também ter o seu filtro trocado anualmente.

Uma boa limpeza na casa também é interessante, principalmente nos quartos, onde as pessoas parte a maior parte do tempo. É preciso além disso se fazer testes para que a pessoa possa identificar o tipo de alergias que possui. Um dos métodos mais comuns é o teste cutâneo, onde os extratos de alérgenos suspeitos deverão ser colocados na pele do paciente para que o médico verifique a reação que aconteceu no local. O segundo exame é realizado de forma laboratorial com soro do paciente.

As alergias por serem de origem genética não podem ser evitadas, apesar disso é possível se diminuir o contato com fatores que possam desencadear crises, como por exemplo o pólen.

A alergia da primavera não é um problema que acontece em regiões que tenham vegetação intensa. Regiões com ventos fortes e urbanas também são grandes vítimas da exposição do pólen.

Outra fonte de alergias são os jardins e plantas ornamentais criadas em casa, ou mesmo árvores com flores exuberantes, são uma fonte praticamente certa desse tipo de alergia principalmente para aqueles pacientes que tenham doenças alérgicas hereditárias definidas.

Porém prevenir é sempre melhor do que remediar, e com isso algumas dicas são interessantes, como por exemplo:

– Observar o estado do tempo para o dia seguinte, decidindo o que poderá vestir, analise também o Boletim Polínico disponível no Brasil através do site www.sbai.org.br, para se verificar qual a concentração de pólens, e nos dias que os índices estiverem mais altos procure se prevenir de maneira adequada tentando passar o mínimo possível de tempo ao ar livre.

– Óculos escuros é uma boa dica de acessório estiloso e perfeito para se proteger os olhos da claridade além do pólen, para quem sofre de alergias eles são uma ótima alternativa, evitando assim uma vista lacrimejante e irritada.

– A janela protetora também é outra alternativa interessante, manter as janelas e portas de casa fechadas, principalmente em dias onde a concentração de pólens pode ser maior, é uma boa dica. Para se arejar as divisões pode-se também utilizar um ar condicionado, desde que ele esteja com um filtro adequado e seja limpo periodicamente. A mesma situação em viagens de automóveis, procure manter os vidros fechados, evitando andar de moto ou bicicleta nestes dias, se fizer, utilize uma proteção para os olhos e o rosto.

Mantenha sempre a casa limpa, o máximo que conseguir, evitando o acúmulo de pó o que é um grande agravante para sintomas alérgicos, porém também o pó dos pinheiros, que deixa as superfícies das janelas verdes. Procure manter os vidros das janelas, peitoris e varandas limpos, permaneça de calçados e se preciso utilize máscara ou óculos escuros para que os seus problemas não se agravem. Ao limpar o exterior , você além de evitar a passagem de pólens e pós para dentro de casa, o espaço fica limpo podendo você colocar a sua roupa para secar, quem mora em apartamentos procure fazer isso á noite.

– Se tiver plantas em casa, deverá cobrir a terra dos vasos com a chamada gravilha, evitando a formação de bolores e outros alergénios podendo desencadear uma crise alérgica.

– Ao chegar em casa, sempre limpe bem os pés, sacudindo ou passando uma escova em sua roupa, mude de roupas, e caso esteja com pólens ou pó nas roupas, uma boa opção é lavar as roupas com água morna ou quente eliminando todos os ácaros, sempre consultando a etiqueta das roupas.

– Se fumar, o fumo agrava sintomas de alergias da primavera, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório. Este pode ser o grande momento para se parar de fumar.

– Anti-histamínicos são uma boa pedida, para quem sofre de alergias, ou ainda uma vacina para se tomar no início da estação. Porém consulte seu médico para ter o melhor tratamento.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: