Topo

Campanha de vacinação contra gripe é ampliada para crianças de até 5 anos; Confira datas!

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! A campanha de vacinação contra gripe é ampliada para crianças de até 5 anos...
Publicidade
Comente

Nesta quarta-feira, dia 2 de Abril o Ministério da Saúde anunciou detalhes a respeito da campanha de vacinação contra a gripe. A abrangência das vacinas dessa vez será estendida a crianças de 5 anos de idade. Até o ano passado a vacina contra gripe na rede pública era gratuita e fornecida apenas para crianças com idade entre seis meses e 2 anos.

O Ministério da Saúde tem a missão de vacinar cerca de 49,6 milhões de pessoas durante a 16ª campanha de vacinação contra gripe, e o processo começará no dia 22 de abril, estendendo-se até o dia 9 de maio. Na sequência você poderá conferir todas as novidades sobre a nova campanha.

Campanha de vacinação contra gripe é ampliada para crianças de até 5 anos; Confira datas!

campanha-vacinacao-contra-gripe-criancas-ate-5-anos

Publicidade

O número de pessoas que o Ministério da Saúde pretende alcançar nesse ano é 27% maior do que a meta que pretendia alcançar na campanha do ano passado, quando chegou a 31,3 milhões de pessoas. Esse ano a meta é alancar pelo menos 80% dos grupos prioritários para vacinação. Para atender a demanda, o Ministério tem disponível 53,5 milhões de dose da vacina.

Além das crianças menores de 5 anos de idade o aumento da meta é devido a atualização das pessoas que fazer parte dos outros sete grupos prioritário; gestantes, idosos com idade a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos e mulheres até 45 dias pós o parto.

De acordo com os dados do ministério da saúde as crianças com faixa etária inferior a 5 anos representaram cerca de 26% das internações em 2013, o que foi fundamental para ampliação do alcance da vacina. Além de prejudicar a saúde das crianças, a gripe é também capaz de colocar em risco a saúde dos chamados “grupos críticos” que inclui também os idosos de idade superior a 60 anos.

Publicidade

O ministério da saúde informou que estarão disponíveis vacinas contra três tipos de influenza, sendo elas “A (H1N1)”, ‘A(H3N2)”, e B. O órgão esclarece também que as vacinas contra H3N2 e B nessa edição da campanha se apresentarão com algumas alterações em relação às que foram distribuídas na campanha do ano passado, pois o vírus da gripe também sofreu algumas mutações.

Para alcançar as metas dessa campanha de vacinação, serão disponibilizados 65 mil postos de saúde e 240 mil profissionais, além de 27 mil Veículos terrestres, marítimos e fluviais que também estarão disponíveis ao objetivo.

Leia também:

As vacinas não causam gripe

Durante a apresentação da campanha de vacinação, muito burburinho surgiu, incluindo um que dava conta de que as vacinas como efeito colateral acabavam produzindo gripe no paciente. O que não passou de boatos, visto que, a vacina é completamente segura e eficaz no combate à gripe, apesar de combater apenas 3 tipos dela.

O Ministério da Saúde ainda ressaltou que o objetivo da campanha não é eliminar de a influenza, mas sim, diminuir as complicações que ela causa. Por essa razão a data da vacinação foi pensada de forma preventiva, pelo que ficou decidido que ela se iniciará antes da chegada do inverno, uma vez que a vacina leva duas semanas para surtir efeito.

No ano passado foram registrados 764 casos de mortes causadas pela gripe no Brasil, mas,estima-se que esse número possa ser ainda maior, visto que, a morte relacionada à gripe poderia estar agindo de forma conjunta com outras doenças, como por exemplo, as cardíacas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: