Topo

Aneurisma da aorta torácica: entenda o que é a doença que o Otaviano Costa descobriu

Ator e apresentador teve que se submeter a uma cirurgia depois de descobrir o problema durante um exame de rotina.
Publicidade
Comente

Recentemente o ator e apresentador Otaviano Costa acabou surpreendendo ao público quando revelou que teve que se submeter a uma cirurgia às pressas. De acordo com o vídeo gravado pelo próprio, que foi postado nas suas redes sociais, ele descobriu uma doença há cerca de 30 dias, durante um simples eletrocardiograma, e teve que fazer uma cirurgia às pressas. 

Aneurisma da aorta torácica: entenda o que é a doença que o Otaviano Costa descobriu

O problema de saúde que Otaviano acabou encontrando foi aneurisma da aorta acedente torácica, algo que pode realmente ser bastante silencioso. No caso do ator, ele reclamava que sentia apenas algumas dores abdominais, mas acabou tendo que fazer um procedimento às pressas. 

Entenda melhor o que é esta doença:

O que é o aneurisma da aorta torácica?

Publicidade

Essa é uma condição caracterizada especialmente pela presença de uma área dilatada na parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano. Qualquer alteração nesta parte do corpo acaba sendo muito séria, em virtude dela ser responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para as demais parte do organismo. 

O que pode causar a doença?

Existem diversos aspectos que podem acabar contribuindo para o surgimento desta doença, incluindo os seguintes:

  • Aterosclerose – Isso acontece no organismo quando as paredes das artérias acabam ficando repletas de placas de gordura, fazendo com que elas se tornem menos flexíveis e mais estreitas;
  • Doenças do tecido conjuntivo – Algumas doenças do tecido conjuntivo também acabam contribuindo para o surgimento do aneurisma, incluindo a Síndrome de Marfan, que é uma doença genética. Outras doenças que também podem acabar sendo determinantes são as síndromes de Ehlers-Danlos e Loeys-Dietz;
  • Problemas com válvulas do coração – Pessoas que tenham algum tipo de condição já na válvula aórtica podem desenvolver o aneurisma com mais facilidade do que as que são mais saudáveis nesta parte do corpo.

Principais sintomas

Um dos grandes perigos deste tipo de aneurisma é que ela pode acabar sendo bastante silenciosa e discreta durante o seu período de desenvolvimento, fazendo com que os sintomas acabem surgindo apenas quando a situação já pode ser considerada como perigosa para a vida de uma forma geral. 

Publicidade

Além dessa dificuldade, o próprio processo de desenvolvimento do aneurisma de uma forma geral também acaba sendo mais difícil de prever. Alguns acabam ficando pequenos e se mantendo pequenos, enquanto que outros se expandem com uma certa velocidade. 

Mas existem alguns sintomas que acabam sendo mais fáceis de serem identificados nas pessoas que estão com o aneurisma um pouco mais desenvolvido, tais como sensibilidade ou dor no peito, dor nas costas, rouquidão, tosse e também episódios de falta de ar. 

Como acontece o diagnóstico?

Seguindo basicamente o exemplo de Otaviano Costa, é muito comum que este tipo de problema acabe sendo identificado a partir de exames, alguns considerados de rotina e que geralmente são feitos para identificar ou pesquisar algum tipo de outro problema de saúde que a pessoa pode ter. 

Dentre os exames mais comuns que acabam sendo utilizados para diagnosticar a doença estão uma radiografia do tórax, um ultrassom do coração ou ainda na região do abdômen. 

Já em relação aos profissionais da área da saúde que podem fazer este diagnóstico, normalmente um clínico geral já consegue identificar o problema, a partir do momento que ele analisa os exames. Além disso, existem ainda algumas categorias que podem ser considerados mais especialistas nestas questões, tias como o angiologista e o cirurgião vascular.

Como é o tratamento?

A partir do momento que o problema é diagnosticado, o principal objetivo do tratamento será conseguir controlar a sua forma de desenvolvimento, para evitar que o aneurisma se rompa. As decisões também vão acabar dependendo bastante do tamanho do aneurisma que for encontrado nos exames solicitados.

Caso o aneurisma seja considerado como pequeno, médico pode recomendar o acompanhamento clínico, que inclui consultas regulares para garantir que o aneurisma não está crescendo e a gestão de outras condições médicas que podem piorar o aneurisma.

Alguns medicamentos podem acabar sendo indicados para controlar algumas das principais consequências da doença, incluindo elevação da pressão arterial e também bloqueios nas artérias. Dentre eles estão os betabloqueadores, os medicamentos para controle de pressão e também os fixadores endovasculares.

Já nos casos que o aneurisma já está em um tamanho considerável, o mais recomendado acaba sendo realmente a cirurgia. O tipo de procedimento também será decidido levando em consideração o tamanho do problema e também as consequências que já estão sendo sentidas pelo paciente. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: