Topo

Alimentação saudável ajuda a prevenir doenças típicas do inverno

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias de medicina em geral! Alimentação saudável ajuda a prevenir doenças típicas do Inverno...
Publicidade
Comente

O inverno chega e com ele, infelizmente, chegam também os riscos das doenças respiratórias. No frio a umidade do ar fica baixa e isso faz com que os efeitos poluentes do ambiente sejam acentuados, favorecendo assim o surgimento das doenças tradicionais na estação.

Leia também:

Diante das circunstâncias, os infectologistas afirmam que nessa época mais fria do ano as pessoas devem ter cuidados redobrados quanto aos riscos de doenças tais como gripe, faringite, resfriados e pneumonias, que são as doenças mais comuns no período.

Publicidade

Essas doenças se espalham com mais facilidade em dias frios porque as pessoas procuram lugares fechados com o intuito de se manterem aquecidas. A combinação de ambiente fechado, aglomeração de pessoas e falta de ventilação no espaço, torna-se propícia á proliferação das doenças mencionadas.

Alimentação saudável ajuda a prevenir doenças típicas do inverno

alimentacao-saudavel-inverno

De acordo com especialistas, é possível diminuir os riscos de transmissão das doenças ‘de inverno’ adotando algumas medidas simples que estão diretamente relacionados com os cuidados para com a alimentação. Os cuidados incluem a adesão a uma dieta bem balanceada, rica em sopas e caldos baseados em verduras e legumes.

Publicidade

Alguns alimentos que não devem ficar de fora de uma dieta saudável, principalmente nessa época do ano, são as frutas, elementos essenciais na prevenção de doenças. As frutas mais recomendadas por especialistas são aquelas ricas em vitamina C, a exemplo da laranja e da acerola, que ajudam na prevenção de gripes e resfriados.

Outra recomendação feita pelos médicos nesse período é a de manter a hidratação em dia, isso evita o ressecamento das vias aéreas e consequentemente as feridas causadas pelo ressecamento, que podem inclusive servir como porta de entrada para diversas doenças. Para manter a hidratação, recomenda-se a ingestão mínima de 2 litros de água por dia, além da ingestão de água de coco e/ou suco natural de frutas.

Os infectologistas recomendam ainda que mesmo em dias frios as pessoas mantenham o ambiente arejado e sempre ventilado, isso minimizará os riscos de concentração de bactérias. Na sequência você poderá conferir também uma série de outras recomendações úteis à saúde nesse período de inverno.

Confira agora algumas dicas valiosas de como se prevenir das doenças típicas do inverno

  • Evite fumar e ficar em ambientes com muita poeira ou fumaça.
  • Evite ficar em locais fechados e mantenha sempre o ambiente arejado para evitar a proliferação de bactérias.
  • Lave sempre as mãos, principalmente depois de espirrar ou fazer a higienização nasal.
  • Evite respirar pela boca. A respiração pelas narinas é importante pelo fato delas terem a função de filtrar o ar que entra nos pulmões, mantendo-os aquecidos.
  • Sempre que necessário lave os lençóis, edredons, roupas e fronhas. Além disso, mantenha-os expostos ao sol e sempre que possível passe a ferro quente.
  • Pessoas que já possuem algum tipo de problema respiratório como sinusite, asma e bronquite, devem ter um cuidado redobrado no período. A recomendação é evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e quaisquer outras coisas que contenham pelo, pois eles podem agravar ainda mais o quadro da doença.
  • Evite a todo custo a desidratação, quando o corpo está desidratado ele não produz como deveria as substâncias que combatem as infecções, pelo que, dessa forma, os vírus acabam chegando aos pulmões. Um organismo bem hidratado ajuda também a evitar feridas nas vias aéreas, que podem ser uma porta de entrada para as temidas bactérias.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: