Topo

A mulher grávida pode pintar o cabelo? Tire suas dúvidas com os especialistas

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem aqui, no ClickGrátis! A mulher grávida pode pintar o cabelo? Tire suas dúvidas com...
Publicidade
Comente

Quando a mulher engravida é comum que passe a ter também algumas duvidas em relação a determinados cuidados de beleza, isso porque muitos dos procedimentos envolvem o uso de produtos químicos, o que, sabidamente, pode ser prejudicial à saúde não só da mãe, quanto do bebê.

Para esclarecer algumas duvidas, fizemos a interpretação da opinião de grandes profissionais da saúde com base nas respostas dadas por eles ao portal UOL Mulher, na sequência você poderá esclarecer cada uma dessas dúvidas.

A mulher grávida pode pintar o cabelo? Tire suas dúvidas com os especialistas

mulher-gravida-pode-pintar-cabelo

Por que a tintura de cabelo traz preocupação para médicos e gestantes?

Publicidade

Nenhum estudo ainda pode comprovar que os componentes presente na fórmula da tintura faz ou não mal à saúde do bebê, por essa razão que alguns médicos preferem não arriscar e, portanto, recomendam a aplicação desse tipo de produto. Uma das justificativas que os médicos dão para aconselhar suas pacientes a não usar o produto é que o couro cabeludo é uma área muito vascularizada, e mesmo em pequena quantidade o produto pode ser absorvido pela corrente sanguínea e chegar até o bebê.

Uma das substâncias ativas na composição da tintura de cabelo costuma ser a amônia que, por sinal, pode trazer malefícios à saúde da criança que está sendo gerada, caso de fato seja absorvido pelo organismo, o que justifica o veto do uso por parte dos ginecologistas e até mesmo obstetras que, por sinal, recomendam que o mesmo não seja usado também no período de amamentação.

Os tonalizante capilares tem a mesma ação tóxica das tinturas?

De acordo com especialistas o tonalizante também possui uma certa concentração de amônia e ureia na composição, mas o fato de a quantidade ser relativamente pequena faz com que o produto não ofereça grandes riscos à saúde da mãe e dos bebês, entretanto, ainda assim, muitos profissionais recomendam que o uso se dê apenas após a 14ª semana de gestação.

Faz diferença mexer apenas no comprimento do cabelo e não na raiz?

Publicidade

Sim, especialistas normalmente asseguram que, se o produto não encostar na raiz e no o couro cabeludo, o produto químico dificilmente será nocivo à saúde da criança, portanto, a partir da 14ª semana de gestação também é liberada a realização de luzes no cabelo, desde que o produto não chegue à raiz.

Apesar da maciça maioria acreditar que o uso nesses casos é permitido nas circunstâncias mencionadas, vale ressaltar que o mais indicado é saber qual é a recomendação do médico que acompanha a gravidez, visto que muitos profissionais vetam o uso até mesmo no comprimento dos fios, acreditando que a inalação e contato do produto com a pele da mãe, podem prejudicar a saúde do pequeno.

Leia também:

Por que devo esperar os três primeiros meses de gestação para poder pintar o cabelo?

No primeiro trimestre da gestação a estrutura básica do feto ainda está sendo formada, nessa fase é sempre maior o risco de abortos. Por essa razão muitos médicos recomendam esperar os três primeiros meses para que seja procedido o uso de produtos no cabelo, mesmo daqueles produtos menos arriscados.

A hena é um tipo de tintura natural, posso usa-la no lugar das industrializadas?

Extraída da planta Lawsonia Inermis Linné, a Hena é um tipo de tintura livre dos ingredientes químicos que preocupam os médicos, vale ressaltar, porém, que esse tipo de tintura não tem a mesma durabilidade que as tinturas industrializadas e nem mesmo uma boa cobertura para os fios brancos.

Existem alguma alternativa para disfarça  os fios brancos?

Sim, existem algumas possibilidades até mesmo nacionais para disfarçar os fios brancos, uma opção é a tintura em bastão, que funciona como uma espécie de rímel, mas, vale ressaltar que os efeitos são temporários, e costuma sair logo na primeira lavagem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: