Topo

Gravidez semana-a-semana: exercícios na gestação deixam o bebê mais inteligente

Sobre praticar exercícios durante a gravidez...
Publicidade
Comente

Por vezes ouvimos falar a respeito de crianças superdotadas, que com apenas um aninho de vida já conseguem resolver questões de matemática, aos três anos de idade já foram alfabetizadas, ou ainda aquelas que com cinco anos ou menos já tocam de maneira fluente alguns instrumentos musicais.

Diante desses pequenos gênios, é comum que alguns dos pais com filhos comuns questionem se estão fazendo de tudo para que seu filho desenvolva da melhor forma possível seus conhecimentos e capacidade, entretanto, o que muitos pais não sabem é que, com passar do tempo, a maioria desses pequenos gênios vão igualar seus conhecimentos ao de uma criança comum.

Na sequência falaremos tudo sobre a gravidez que resulta em crianças “prodígios” à luz de uma pesquisa realizada que dá conta de que os exercícios físicos da mãe na gestação podem ter relação direta com a inteligência da criança quando recém-nascido.

Exercícios na gestação deixam o bebê mais inteligente

exercicios-gestacao-deixa-bebe-mais-inteligente

Publicidade

A Universidade de Montreal, no Canadá, realizou estudo e apresentou, de forma resumida, no congresso anual da sociedade de neurociência dos EUA, em San Diego, uma tese afirmando que, ao praticar exercícios físicos de forma moderada durante a gestação, as mulheres podem aumentar o desenvolvimento do cérebro de seus bebês.

O resultado foi obtido através de teste feito com 18 mulheres, das quais 10 praticaram exercícios durante a gestação enquanto que 8 delas levaram uma vida sedentária no período. O grupo de gestantes ativas praticou 117 minutos de exercícios por semana, já o grupo de gestante sedentária realizou apenas 12 minutos semanais.

Publicidade

Para provar a tese, os pesquisadores decidiram monitorar durante um período de 8 a 12 dias a vida dos recém-nascidos e as atividades cerebrais com ajuda de um eletroencefalograma. Os recém-nascidos filhos de mãe que havia praticado exercícios físicos durante a gestação, apresentaram uma maturidade cerebral de uma criança de 4 a 6 meses, sendo detectado, ainda, um aumento no lombo temporal, parte responsável pela fala e memória, eles acreditam que algumas crianças poderão ter essas vantagens iniciais por toda vida.

Durante o sono dos recém nascidos com 12 dias, os cientistas monitoraram suas atividades cerebrais e perceberam que eles se concentravam mais nas capacidade do cérebro de reconhecer novos sons. Os bebes nos quais as mães se exercitaram apresentam mais facilidades em reconhecer novos sons.

Outras evidencias acerca dos bebês inteligentes

Raul Artal, professor de obstetrícia e ginecologia e saúde da mulher na Saint Louis University School of Medicine, disse não ter ficado surpreso com os resultados da pesquisa, ele acredita que os bebês respondem aos estímulos ainda no útero, por esse motivo as mulheres não devem usar a gravidez como desculpa para ficarem paradas, se não for uma gravidez de risco, a mulher deve levar uma vida normal com prática constante de exercícios físicos, respeitando naturalmente os limites impostos ao corpo em decorrência do período de gestação.

Apesar dos benefícios, é altamente recomendável o acompanhamento médico e também de um profissional fitness que é quem conduzirá os treinos da melhor maneira possível.

Fatos científicos ou especulações?

Apesar de os resultados terem sido divulgados após inúmeras comprovações em pesquisas, após a repercussão do caso, o NHS declarou que esses são apenas resumos de uma pesquisa, que ainda precisa ser revisada para que seja publicada de maneira oficial, por isso, ainda não podem afirmar a qualidade e confiabilidade dos estudos.

Embora nesse último informativo realizado pelo NHS não fique claro acerca da comprovação efetiva da relação entre a inteligência dos bebês e os exercícios na gravidez, já existem comprovações de que exercícios físicos durante a gravidez fazem bem para a saúde de mãe e filho, fazendo com que a mãe tenha uma gestação tranquila e uma recuperação pós-parto mais rápida.

Conheça agora alguns exercícios que gestante pode praticar e seus benefícios

Alongamento

A prática deve ser realizada sem movimentos bruscos e balanceios, o alongamento ajuda a trabalhar a respiração, ajudando no relaxamento da musculatura.

Caminhada

Além de ajudar a trabalhar a respiração, a caminhada ajuda a fazer com que o bebe se encaixe melhor na bacia da mãe.

Ginástica e musculação

Ajuda a dar resistência muscular e cardiovascular para a mãe, mas atenção, deve ser feito com cargas leve.

Hidroginástica

Essa é a atividade física mais indicada para gestante, pois proporciona relaxamento nos músculos, e tira a dor e inchaço de pernas e mãos, entretanto, assim como a musculação e ginástica, as aulas devem ser específicas para gestantes.

Pilates  

Segue a mesma orientação da hidroginástica, por fazer muita compressão nos joelhos deve ser feito com cautela, utilizando séries especificamente orientada a gestantes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: