Topo

7 passos para evitar o estresse durante as férias

Comente

Todo trabalhador tem o direito de tirar férias pelo menos uma vez ao ano. O problema é que a grande maioria das pessoas não consegue se desligar totalmente do trabalho mesmo estando de férias, pois, no mundo moderno, querendo ou não, sempre haverá algo para tentar resolver seja através do celular ou computador.

Mas isso não precisa ser sempre assim. Embora seja difícil, é totalmente possível evitar o estresse – cada vez mais comum mesmo em período de férias – mesmo sendo uma pessoa bastante compromissada. A seguir você confere algumas dicas e passos a cumprir para alcançar esse objetivo. Confira!

Estratégias para evitar o estresse e relaxar nas férias

Se organize

Antes de sair de férias, procure se organizar em seu trabalho. Lembre-se que outra pessoa irá ocupar seu espaço na sua ausência, por isso procure resolver as pendências e deixar as pastas e arquivos organizados, de forma que qualquer pessoa possa encontrar o que procura sem precisar da sua ajuda.

Não se esqueça de ensinar seu trabalho à pessoa que irá te substituir nesse período, assim ela saberá exatamente o que fazer sem a necessidade de te procurar posteriormente.

Se desprenda do celular

Durante as férias procure relaxar, ou seja, use esse período para colocar as ideias em dia e deixar em aberto novas possibilidades. Para isso é importante se desprender do telefone, evitando assim receber ligações do trabalho.

É claro que dependendo do cargo e o tipo de trabalho não é possível se afastar por muito tempo do telefone, por isso se for o seu caso, reserve algumas horas do dia apenas para resolver os problemas relacionados ao trabalho e dedique o restante do dia a si mesmo.

Não se prenda ao e-mail

Assim como o telefone, é importante reservar algumas horas para ler e responder os e-mails caso seu trabalho exija. Procure conversar com sua empresa para encaminhar apenas os e-mail que um colega de trabalho não possa resolver, dessa forma evita-se estresse e ansiedade nas férias.

Esqueça o tempo

Algumas pessoas acabam perdendo o tempo das férias contando quanto tempo ainda restam de dias livres. Para evitar as crises de ansiedade com o fim das férias, procure preencher seus dias com atividades que exija concentração e dedicação, dessa forma você não tem tempo de pensar em outras coisas e aproveita melhor seu dia.

Outra dica é evitar marcar os dias do fim das férias no calendário ou na agenda, procure aproveitar um dia de cada vez sem pensar em quando as férias chegarão ao fim.

Faça um cronograma

A sensação de férias perdidas ou mal aproveitadas, normalmente ocorre com aquelas pessoas que não fazem nada de diferente no tempo livre. Para evitar esse sentimento de frustração, a dica é montar um cronograma para suas férias: procure realizar atividades diferentes, visitar novos lugares, ou aprender coisas novas.

Ficar sem fazer nada torna o dia tedioso, o que causa a sensação de estar perdendo tempo, por isso planeje atividades para as férias preenchendo seus dias com novas sensações.

Esqueça o relógio

Durante o ano você possui hora marcada para quase tudo: hora para entrar e sair do trabalho, para almoçar ou para reunião, sempre seguindo a mesma rotina. Graças a isso o corpo se acostuma e por essa razão, mesmo estando de férias e podendo acordar mais tarde, ele tende a despertar no horário de sempre.

Procure se adaptar em suas férias, se não consegue passar mais tempo na cama, levante no horário programado e faça coisas diferentes, comece a se divertir logo cedo, crie uma nova rotina sem medo de quebrá-la a qualquer momento.

Leia também:

Relaxe

Tenha em mente que mesmo que as férias estejam programadas e que você tenha criado um cronograma especial, é possível que algo fuja de seu controle, mas não vale a penas se estressar. Relaxe mesmo que algo não saia como o planejado, não leve tudo tão a sério e tente de outra forma ou mude os planos, afinal você está de férias e pode fazer qualquer coisa nesse período.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: