Topo

5 tipos de doenças que podem ser transmitidas entre espécies

Comente

Com a pandemia declarada em virtude do contágio que está acontecendo entre pessoas do novo coronavírus, muitas outras dúvidas acabaram surgindo em relação a as doenças que podem surgir e que são transmissíveis entre espécies.  Confira algumas das principais:

Coronavírus

5 tipos de doenças que podem ser transmitidas entre espécies

O novo coronavírus, que causa a doença chamada Covid-19, acabou sendo identificado pela primeira vez na China, em uma província chamada de Wuhan. Até o momento, os pesquisadores ainda não possuem 100% de certeza de qual teria sido a origem do vírus que rapidamente se espalhou pelo mundo, mas os primeiros fatos encontrados apontam para o surgimento do vírus em morcegos. Mas ainda não se sabe se outros animais acabaram agindo na propagação da doença. 

Pandemia de gripe

A gripe, que nos dias de hoje está mais controlada e que conta até mesmo com uma vacina, já foi motivo de uma grande pandemia global, tendo causado a morte de cerca de 50 milhões de pessoas. O vírus Influenza H1N1 tinha origem aviária e infectou mais de um terço do globo. O vírus que acabou surgindo no ano de 2009 e que foi responsável por outro surto é uma variação do original. 

Peste bubônica

Veja também:

Uma das doenças que mais causou mortes de humanos na história do planeta, eliminando 75 milhões de pessoas em uma época que existiam cerca de 360 milhões de pessoas ao todo no planeta, no século XIV. A doença, que também foi chamada de Peste Negra, foi causada por uma bactéria presente em roedores e até em gatos, sendo passada para os humanos através de picadas de pulgas infectadas.

Malária

Existem diversas doenças que acabam sendo transmitidas de insetos para as pessoas, seja através de picadas ou através de mordidas. De todas as que existem, a malária acabou causando um dos maiores surtos de que sem tem notícia, e continua sendo um perigo. Somente no ano de 2018 estima-se que foram infectadas 228 milhões de pessoas.

Raiva

Os animais que acabaram se tornando domésticos e são utilizados pelos humanos como companhia, como cães e gatos, também acabam representando perigo. Algumas doenças podem ser transmitidas para as pessoas, sendo a raiva uma das mais comuns. Essa doença ainda mata cerca de 55 mil pessoas todos os anos ao redor do planeta. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: