Topo

34% dos jovens no Brasil não usam! Veja como colocar camisinha

Comente

Apesar do grande volume de informações e campanhas em escolas, TV e internet, muitos jovens sexualmente ativos não usam ou raramente usam o preservativo, é o que aponta um novo levantamento.

34% dos jovens no Brasil não usam! Veja como colocar camisinha

uso-da-camisinha

Não se sabe se exatamente se por vergonha, ou mesmo por achar que o uso da camisinha poderá ofender o parceiro, o fato é que muitos jovens tem deixado de lançar mão da proteção da camisinha durante o ato sexual.

Uma pesquisa feita em todo Brasil revelou, nessa quarta-feira, que cerca de 38,2% das jovens mulheres sexualmente ativas com idade entre 14 a 25 anos nunca usaram ou raramente usam o preservativo nas relações. Os dados para a ala masculina são levemente melhores, dentre os jovens homens sexualmente ativos na mesma faixa de idade as estatísticas dão conta de que o número dos que não usam ou usam eventualmente é de 29,6%. Fazendo um apanhado geral entre homens e mulheres, os números disseram que 34% dos jovens não usam camisinha ou a usam raramente.

A pesquisa foi realizada com cerca de 4.600 jovens com idade a partir 14 anos em mais de 149 municípios brasileiros. Entre os jovens entrevistados apenas 12% já havia doado sangue ou feito teste de HIV e apenas 0,1% declarou ser portador do vírus HIV.

Riscos de Gravidez indesejada

De acordo com o levantamento, cerca de 32% das jovens entre 14 e 20 anos já tiveram uma gravidez indesejada. De acordo com a OMS, com essa idade pode-se considerar que as jovens tiveram uma gravidez precoce. Na ala masculina, apenas 2% dos rapazes com até 20 anos de idade admitiram ser pais.

Com o levantamento, ainda se pode ter uma noção da incidência de abortos, tanto espontâneo quanto provocado. Durante as entrevistas, constatou-se que cerca de 12,4% das jovens com idade entre 14 e 20 anos já abortaram, entre as mulheres com idade superior a 20 anos a média salta para 14,8%.

Diante da preocupação em relação aos índices, vale alertar que o preservativo não previne apenas uma gravidez indesejada, mas, também as DST’s, pelo que, o ideal é fazer sempre sexo seguro, seja com o preservativo masculino ou mesmo com a camisinha feminina.

Leia também:

Se você ainda não sabe ou tem duvida de como colocar a camisinha masculina de maneira correta fique atento a esse passo a passo.

Passo a passo pra colocar a camisinha

Primeiro passo para colocar a camisinha

Antes de qualquer coisa é preciso ficar atento à data de validade da camisinha. Observado esse cuidado, abra a embalagem com calma usando apenas as mãos, evite usar qualquer tipo de objeto cortante ou pontiagudo para evitar danos acidentais à camisinha.

Segundo passo para colocar a camisinha

A camisinha só deve ser colocada quando o pênis estiver ereto e somente segundos antes do ato sexual. Antes de colocar, verifique qual lado desenrola com maior facilidade e coloque sobre o pênis, desenrolando em seguida o preservativo até a base.

Note que ponta da camisinha existe um reservatório para o sêmen após a ejaculação, portanto, quando desenrolar a camisinha aperte a ponta da mesma nessa região para que não fique ar e dessa forma o sêmen possa ser armazenado no local. Vale ressaltar que é importante ter cuidado para não deixar pouco espaço na ponta da camisinha, pois, isso poderá ocasionar o rompimento da mesma durante a pressão do sexo ou da ejaculação.

Terceiro passo para usar a camisinha

Após a ejaculação a camisinha deve ser retirada com o pênis ainda ereto, fechando a abertura com a mão e dando um nó para que não derrame o sêmen, em seguida jogue o preservativo no lixo. A camisinha deve ser usada apenas uma vez, pois a reutilização não garante prevenção nem contra doenças, nem contra uma eventual gravidez indesejada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: