Topo

Veja como manter sua cozinha sempre organizada

Publicidade
2.75 / 5 - 4
Comente

Algo que a cada ano têm se tornado mais comum nas famílias, sobretudo, as de classe média no Brasil, é a escassez de tempo, de modo que as atividades rotineiras passaram a ocupar tempo excessivo que poderia ser aproveitado com atividades bem mais interessantes, bastando, para isso, tão somente a utilização do princípio de organização.

Acreditamos que em uma casa, a organização pode perfeitamente ser iniciada pela cozinha, que é, sem dúvida, o ponto mais crítico e um dos mais importantes da residência.

Com a organização é possível otimizar o tempo de forma simples e objetiva. Visando auxiliar aqueles que querem lançar mão dessa estratégia e não sabem por onde começar, traremos, nesse artigo, algumas dicas importantes direcionadas à organização da cozinha.

Veja as dicas para manter a cozinha organizada:

como-manter-cozinha-organizada

Separar os objetos especiais na cozinha

Publicidade

Todos os utensílios especiais que não serão utilizados com frequência, tais como: toalhas, guardanapos, jogos de copos e jogos de jantar, deverão ser guardados separadamente em região específica do armário ou balcão, para que os espaços sejam melhor aproveitados com itens do dia-a-dia.

Minimizar riscos de acidentes na cozinha

Essa é outra dica importante. Os riscos de acidentes naturalmente, sempre existirão na cozinha, entretanto, medidas como a não aglomeração e empilhamentos de louças, tendem a reduzir os riscos de cortes e danos materiais.

Publicidade

Outra dica válida, também visando a redução dos riscos de acidentes, é guardar sempre as travessas e vasilhas de vidros com as bocas pra baixo, sobrepondo as menores sobre as maiores para otimização de espaço.

Vasilhas plásticas na cozinha

A fim de melhorar o espaço na cozinha, vale a dica de comprar sempre vasilhas plásticas com aspecto quadrado ou retangular, pois estas comportam melhor os alimentos. O único impasse em relação às vasilhas plásticas é em relação ao cheiro desagradável que costumam deixar, porém esse problema pode ser resolvido após as lavagens, secando-as e, em seguida, guardando-as com pequenas quantidades de sal.

Como organizar os pequenos utensílios da cozinha

Os utensílios pequenos, tais como conchas, talheres, abridores e eletro-portáteis, não devem ser todos guardados em gavetas do armário sob pena de danificar o armário devido à sobrecarga de peso, assim sendo, o ideal é utilizar organizadores específicos para cada utensílio ou mesmo vasilhas transparentes com identificação, para poupar espaço nas gavetas. Os utensílios que restarem para ser acomodados nas gavetas e portas do armário, deverão ser separados por tamanho, tipo e quantidade, a fim de facilitar o acesso diário.

Organização das frutas e legumes na geladeira

É importante que, no processo de organização, se tenha cuidados especiais com os alimentos, frutas e legumes, que deverão ser lavados sempre que possível logo na chegada do mercado para que já sejam guardados limpos, isso poupará tempo quando for preciso pegá-los para utilizar em momentos de tempo escasso.  Para desocupar o espaço de jarras e garrafas de água na geladeira, a aquisição de bebedouro é sempre útil.

Potes para condimentos

Para guardar os condimentos é importante optar sempre por potes e vidros com tampas, a fim de não prejudicar o ambiente da cozinha com a mistura de cheiros. Além disso, é importante não guardar os condimentos abertos dentro da própria embalagem, pois com a entrada de ar, existe o risco de oxidação e, consequentemente, redução do prazo de vencimento do produto.

Utilizar galheteiros na cozinha

Outra dica útil é ter sempre à mesa bons galheteiros a fim de dar aos presente a opção de escolher o teor dos temperos de verduras e legumes durante as refeições. Além disso, é importante deixá-lo sempre limpo e bem cuidado, pois nada mais desagradável que utensílios não higienizados, principalmente na cozinha.

Organização dos alimentos no balcão

Seja no balcão ou despensa, o ideal mesmo é que, ao chegar das compras, já guarde os alimentos separando por categoria cada um dos itens, colocando separadamente as massas, cereais, enlatados, grãos e temperos não abertos.

Organização dos eletrodomésticos

É importante jamais colocar a geladeira de frente para o fogão, pois a tendência é que a geladeira trabalhe mais para compensar o calor do fogão, fazendo, consequentemente, que haja aumento no consumo de energia.

Organização das receitas

Ao invés de deixar as receitas em folhetos e papéis avulsos espalhados pelas gavetas, a dica é adquirir um pequeno caderno ou mesmo fichário e, em seguida, copiar todas as receitas, separando-as por ordem alfabética. Isso será bastante útil na hora de encontrar os pratos mais adequados a cada ocasião.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: