Topo

Pratos considerados"italianos", mas que na verdade são do Brasil

Italiano, só que não! Veja uma lista de pratos "italianos" que na verdade só existem no Brasil e você provavelmente nem imagina. Pratos considerados"italianos", mas que na verdade são do Brasil
Publicidade
Comente

Muitas pessoas se sentem orgulhosas em consumir comida de outros países, e um dos mais desejada pelos brasileiras é a culinária da Itália. O detalhe, porém, é que boa parte do povo brasileiro que consome esse tipo de comida, não faz ideia de que muitas das "comidas típicas italianas" vendidas por aqui, na verdade não têm nada de italiana e só existem mesmo no Brasil. Veja a seguir alguns exemplos disso.

Comidas consideradas italianas que só existem por aqui

Pratos considerados

Fogazza

Muitos acreditam que a origem desse prato vem da "focaccia" italiana, entretanto, a receita é bem diferente, sendo na verdade uma criação brasileira.

A massa de farinha e batata é frita e recheada com queijos ou especiarias, enquanto por outro lado a verdadeira "focaccia" é uma espécie de pão assado e macio, que normalmente é servido com azeite e alecrim, e o detalhe é que a sua origem vem de Gênova. Os brasileiros podem até ter usado o "panzerotto", tradicional de Milão como inspiração, mas nada além disso.

Pizzas com coberturas 'exóticas'

Publicidade

Você já deve ter percebido que os cardápios de pizzaria estão cada vez mais exóticos, trazendo, por exemplo, pizzas de chocolate, de cream cheese, de estrogonofe e até frango com catupiry. Existe uma infinidade de sabores nas pizzarias brasileiras, porém, não há nada de italiano nesse tipo de pizza.

Os sabores exóticos de pizza foram criados por brasileiros, o estilo italiano na pizza na verdade está na espessura da massa, que é mais fina e com mais recheio, o que a deixa mais pesada.

Sardella

A Sardella é um prato típico da região da Calábria, feito com sardinha e condimentos. Há séculos o processo de criação do prato é o mesmo, no qual o peixe é pescado entre fevereiro e abril, lavado com água doce e colocado para secar com sal. Depois de seco, os peixes são colocados para salgar entre seis e sete meses, de onde se extrai o molho e mistura com os condimentos.

Publicidade

Entretanto, no Brasil, essa receita tradicional é feita com pimentão e variações de anchovas, além de sardinhas compradas já prontas, podendo mudar o preparo de região para região. Dito isso, o prato brasileiro na verdade só pegou mesmo a inspiração no prato italiano.

Cappuccino com chocolate

Se você ama tomar um cappuccino com chocolate e resolver visitar a Itália para tomar um xícara dessa bebida, dificilmente irá encontrá-la no país. Isso porque, trata-se de mais uma adaptação brasileira. A receita nos dois países é bem parecida, a diferença é o chocolate que o brasileiro acrescenta na bebida

Bolognese

Veja também:

Esse é um prato com história parecida com o rondelli. Trata-se de um prato com molho bolonhesa ou bolognese, que possui uma receita parecida na Itália, mas conhecida como ragú. Outra coisa que não existe na Itália é servir espaguete à bolonhesa, com esse tipo de molho é preparado a tagliatelle, uma massa fresca.

A inspiração desse prato pode ter vindo do "ragù alla bolognese" que não é só carne moída e molho de tomate. Essa receita possui três tipos de carne, pouco molho de tomate e um cozimento mais demorado. Isso quer dizer que bolonhesa é na verdade uma espécie de adaptação mais simples desse prato.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: