Topo

Os segredos de um bom arroz

2.60 / 5 - 5
Comente

O arroz é um acompanhamento indispensável no dia a dia de qualquer brasileiro. A comida acaba fazendo parte da dieta diária, sendo que dificilmente passamos mais de três dias no Brasil sem comer arroz em pelo menos alguma das principais refeições. E o arroz, além de ser uma alimento muito gostoso, também é muito versátil. É possível fazer uma série de receitas com o arroz, mas na maioria dos casos acabamos comendo o arroz na sua forma mais natural, com ele cozido para combinar com feijão, por exemplo.

dicas-arrozConfira então algumas dicas para deixar o seu arroz sempre soltinho e saboroso:

Antes de mais nada, se você é daqueles apressadinhos que simplesmente colocam o arroz e a agua para cozinhar e espera que saia da panela um arroz soltinho pode tirar o seu cavalinho da chuva. Existem alguns procedimentos que devem ser feitos passo a passo para que o arroz realmente ganhe a sua forma mais tradicional. Antes de iniciar o cozimento, é necessário lavar o arroz e também refogar ele em óleo bem quente na panela.

Depois de refogar o arroz, coloque sempre água que já esteja fervendo, nunca água fria, porque o risco de deixar o seu arroz empapado aumenta muito. Na hora de saber quanto de água deve ser colocado, existe uma medida que quase nunca dá erro: para cada uma medida de arroz, duas medidas de água devem ser utilizadas. Não importa se a pessoa está utilizando uma xícara, ou um copo de arroz, sempre utilizando a mesma medida não tem como errar.

arroz-soltinhoNa hora de refogar, existe a possibilidade de colocar alguns outros ingredientes para deixar ele ainda mais saboroso. Um pouco de cebola e alho bem picadinho poderá ser colocado no momento do refogamento, antes de colocar água.

Uma dica interessante para quem está com pouco gás ou ainda para quem quer deixar o arroz cozinhando mais lentamente é desligar o fogo depois de 5 minutos e enrolar a panela com folhas de jornal e em seguida com uma toalha. Deixe assim em cima da mesa por cerca de 15 minutos e quando abrir o arroz estará cozido.

Caso a pessoa esqueça de colocar sal no arroz, nunca coloque ele diretamente na panela depois que o arroz já está cozinhando. Coloca o sal misturando um pouco da água e coloque por cima do arroz, colocando novamente a panela no fogo. Assim, ele vai cozinhar e vai conseguir incorporar o gosto do sal em todo o arroz.

Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater no lado de fora da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se a panela estalar, significa que a água já secou, se não estalar, o arroz ainda tem água.

Um outro truque para deixar o arroz mais soltinho: depois que estiver cozido, faça um buraco no meio do cozido e coloque uma colher de vinagre, esperando mais dois minutos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: