Topo

Macarrão: 5 regras para fazer a massa perfeita

Comente

O cozimento do macarrão está bem longe de ser uma tarefa difícil, mas como a dificuldade está nos detalhes, não custa nada fazer tudo correto. Até por que se é para se ter trabalho, nada mais justo que o resultado seja interessante e faça toda a diferença.

Macarrão: 5 regras para fazer a massa perfeita

Confira algumas regras básicas para o cozimento perfeito do macarrão.

Água e muita água.

A massa deverá inchar e crescer, além de dobrar de tamanho. Por isso não adianta achar que aquela sua caçarola vai ser suficiente. A proporção adequada é em torno de 1 litro de água para cada 100g de massa. Por este motivo um pacote de 500g vai precisar de cinco litros de água. Mesmo que você faça uma quantidade pequena de massa não utilize menos de 3 litros. Opte sempre por panelas leves, grandes e com bordas altas.

Água salgada para cozinhar a massa

Veja também:

Esta é uma regra de ouro dos italianos. A massa deverá ser cozida em água salgada. Procure colocar a mesma assim que ela começar a ferver. A medida indicada é equivalente de 1 a ½ colher de sopa de sal para cada ½ quilo de massa.

Não faça o cozimento com óleo

Isto é uma lenda, para a massa não grudar é importante colocar muita água. O fio de óleo serve apenas para deixar a massa pesada, untada e ainda dificultar a aderência ao molho. A única exceção deverá ser para massas frescas recheadas, desta forma o azeite deverá evitar o atrito e impedir que elas abram.

Água fervendo sempre

A água deverá estar fervendo, quando você colocar a massa. Tudo porque o macarrão cru já dá uma boa resfriada na água. Se ela não estiver suficientemente quente levará mais tempo para começar a cozinhar a massa gerando assim problemas no resultado final. Massas congeladas devem ir diretamente do freezer para água fervente.

Al dente

O interessante é que as massas fiquem al dente, cozidas mais firmes, oferecendo uma resistência ao morder. Caso fiquem muito moles, elas não absorvem o molho e ficam pesadas, as massas artesanais ou caseiras jamais irão ter a mesma textura firme de massas industrializadas.

Massa sempre será algo essencial na despensa. É a melhor forma de ter uma refeição rápida e saborosa, ou ainda leve ou substancial, não é necessário ter todas as formas e sabores.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: