Topo

Dicas de ouro: Conheça 10 dicas para arrasar na cozinha

... detalhes podem fazer toda a diferença, na sequência enumeramos dez dicas que consideramos especiais para quem deseja ser um sucesso na cozinha... confira...
Publicidade
Comente

A cozinha é um ambiente no qual como em qualquer outro, se sobressaem aqueles que possuem maior conhecimento sobre as dinâmicas e segredos para o melhor desempenho, uma combinação que resulta em verdadeiros mestres na arte da culinária.

Apesar de, em teoria, parecer simples a missão de dominar o que diz respeito à cozinha, na prática nem sempre essa simplicidade pode ser observada, pelo que, quanto mais informações uma pessoa possui acerca desse fantástico ambiente, melhor também ela se sairá no momento de mostrar seus dotes culinários.

Partindo da premissa de que na cozinha, assim como em qualquer área da vida, conhecimento é sempre bem vindo e, assumindo que especialmente em se tratando de culinária, os mínimos detalhes podem fazer toda a diferença, na sequência enumeramos dez dicas que consideramos especiais para quem deseja se sair bem na hora de lidar com os alimentos.

Dicas de ouro: Conheça 10 dicas para arrasar na cozinha

dicas-para-arrasar-na-cozinha

Dica para escolher abacaxi maduro

Publicidade

Em primeira instância essa é uma dica que vai além do ambiente da cozinha, isso porque será mais válida na hora de comprar a fruta que no momento de prepará-la, entretanto, uma boa escolha refletirá diretamente no resultado final de um prato preparado tendo a fruta como base.

Dito isso, é importante esclarecer que o abacaxi não é capaz de amadurecer mais após a colheita, daí a importância de escolher a fruta ao ponto de ser preparada ou consumida, para tanto, deve-se observar o cheiro da fruta, pois esse é o mais importante fator para determinar se a mesma está madura, um cheiro adocicado é normalmente sinal de que o abaxi está maduro.

Publicidade

Além do cheiro, é possível analisar também a qualidade de um abacaxi através do aspecto de sua casca, embora alguns ainda esverdeados possam também ser considerados maduros, é importante sempre que possível optar por aqueles que apresentam casca com coloração dourada, e que também não apresentem rachaduras, casca enrugada, vazamentos ou até mesmo mofo.

Dica para escolher melão maduro

Essa é uma dica que vai no mesmo sentido da mencionada anteriormente para o abacaxi, ou seja, será útil desde o momento da escolha da fruta. O melão a exemplo do abacaxi, também não amadurece mais após ter sido colhido daí a importância de escolher a fruta já na fase ideal para consumo ou preparo.

Para saber se o melão está de fato no ponto ideal, a dica mais válida é apertar de leve no lado oposto ao talo da fruta, se observar que essa região se encontra macia é porque a fruta provavelmente está madura, entretanto, é necessário cuidado, pois se a região estiver demasiadamente mole, a mesma já poderá estar apodrecendo.

Dica para acentuar a cor da beterraba

Naturalmente quem deseja preparar a beterraba quer que a mesma fique não somente saborosa, mas também atraente aos olhos, e para esse objetivo quanto mais acentuada a cor melhor. Para acentuar a cor da beterraba a dica é simples, basta colocar três colheres de vinagre ou limão na água de cozimento, isso despertará o vermelho vibrante do alimento.


Leia também:

Dica para conservar a alface

A dica para conservar melhor as folhas de alface é lavar as folhas antes mesmo de colocá-las na geladeira e em seguida deixá-las escorrer toda a água sobre um pano seco e limpo, feito isso, basta pegar uma vasilha, forrar com papel toalha e inserir as folhas uma a uma no recipiente, a água utilizada para lavar dará maior vitalidade à folha ao passo que o papel ajudará na absorção da umidade dentro da geladeira.

Dica para manter a salsinha fresca por longo período

Uma dúvida bastante recorrente na cozinha gira em torno de como conservar algumas folhas que tendem a murchar rapidamente, a exemplo da salsinha. Pois bem, para conservar esse tipo de alimento o procedimento é similar ao utilizado para o alface, bastando lavar as folhas antes mesmo de levar ao refrigerador, escorrê-la e em seguida colocá-la em um pote de vidro com tampa, dessa maneira a tendência é que a salsinha permaneça fresca e saudável por duas a três semanas.

Como desenformar um pudim com sucesso

Uma das melhores maneiras de desenformar um pudim com perfeição é passar uma faca sem ponta na borda da forma lateralmente ao pudim, para facilitar ainda mais o processo, recomenda-se também a inserção da fôrma por alguns instantes em um recipiente contendo água fervente, a tendência é que a calda seja derretida desgrudando assim o pudim.

Como fazer sal de pipoca

Sim, ele existe, embora seja mais comum nos Estados Unidos, existe um tipo de sal que tem seu recomendado especialmente em pipocas, embora também produza bons resultados em batatas fritas e outros alimentos do gênero. Pois bem, a diferença desse tipo de sal, é que ele é bem mais fino que o sal de cozinha, e portanto ao invés de ir para o fundo da panela, fica impregnado como névoa na pipoca, deixando-a ainda mais saborosa. Para fazer esse sal basta pegar o sal de cozinha comum e inseri-lo no processador de alimentos ou mesmo moê-lo em um pilão, até deixá-lo extremamente fino.

Como fazer uma omelete mais fofa e macia

Essa é uma grande dica pra quem aprecia inovar na cozinha, para deixar uma omelete fofa e totalmente macia, a dica é bater a clara e a gema em recipientes separados, para só então juntá-las na panela de preparo, isso irá manter o sabor do alimento e dar-lhe um aspecto único.

Dicas para ter um arroz soltinho

Para que o arroz fique soltinho e saboroso, alguns passos são importantes, primeiramente é aconselhável colocá-lo a cozinhar em água quente, pois a fria retardará o processo, na sequência a dica é adicionar algumas gotinhas de limão para deixá-lo mais leve e solto, e por fim um pequeno pedaço de manteiga para dar sabor e evitar transbordamento da água da panela.

Dica para mudar o sabor do óleo de cozinha

Algumas pessoas não gostam do sabor que o óleo de cozinha proporciona aos alimentos, para estas, ou mesmo para aquelas que gostam de inovar, a dica é inserir azeitonas no litro de óleo e deixá-las curtindo por alguns dias, a tendência é que o gosto das azeitonas seja transferido para o óleo, deixando-o assim mais saboroso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: